APLICATIVO DE ESTIMULAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: FONETICANDO

Ana Flávia Pereira Minot, Natalina da Costa Alves, Andreia Cristina Munzlinger dos Santos

Resumo


INTRODUÇÃO: A consciência fonológica pode ser entendida como um conjunto de habilidades que vão desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas. As crianças quando começam a falar possuem a capacidade de analisar a linguagem oral, organizando os segmentos da fala para se comunicar, o que faz da aprendizagem da leitura e da escrita, um processo que depende da compreensão de como funciona a estrutura da língua. No entanto, quando as crianças aprendem a falar, não têm consciência de que as palavras são formadas por sucessões de sons, uma vez que apenas focalizam a sua atenção e o seu interesse na significação do que estão a ouvir e do que pronunciam, elas tendem a se consciencializar através da escrita. OBJETIVO: Elaborar um aplicativo sobre consciência fonológica para auxiliar na aquisição da leitura e escrita. MÉTODO: Foi confeccionado em sala de aula na disciplina de projeto integrador, o diagnostico técnico científico, canvas e plano de ação. Além disso, o estudo teve duas fases distintas a criação das telas do aplicativo e analise do protocolo CONFIAS, que visa verificar alguma alteração de linguagem nas crianças. RESULTADOS: O produto proposto é um aplicativo destinado a fonoaudiólogos, no qual dispõe de sete fases com aumento gradativo de dificuldade, sendo dez estímulos em cada uma delas, no qual busca potencializar e contribuir de forma lúdica e recreativa os aspectos da consciência fonológica nas crianças. O terapeuta ao acessar o aplicativo pela primeira vez deverá fazer seu cadastro com login e senha, e em seguida cadastrar novos pacientes no qual deverá inserir os dados da criança. Além disso, acompanhar o desempenho de cada um no jogo através do cartão de resposta de acertos e erros. CONCLUSÃO: O desenvolvimento do aplicativo sobre consciência fonológica é fundamental para reforçar o tratamento fonoaudiológico, com a devida instrução o aplicativo poderá potencializar os resultados nas atividades e a visibilidade do trabalho fonoaudiológico.


Palavras-chaves: Distúrbios fonológicos; Tecnologia e aplicativo de software; Jogo experimentais; Fonoaudiologia.


Palavras-chave


Distúrbios fonológicos; Tecnologia e aplicativo de software; Jogo experimentais; Fonoaudiologia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


*** ISSN  (versão online: 2595-4628 )

*** ISSN (versão impressa: 2318-7018 )