ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO POTENCIALMENTE CONTAMINADO POR TRABALHADORES DA SAÚDE NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE - MT.

Ana Carolina Villalva de Arruda, Kelly Adriana Rosa de Queiroz Felipe, Paula Gisele Fiúza Lino, Aline Aparecida Bianchi Cavichioli, Eluani Silvano Vilarinho

Resumo


Introdução: Ao utilizar os princípios da epidemiologia sabendo que a sua ciência é voltada para a produção de conhecimento acerca da ocorrência, mensurando fatores relevantes de acidentes ocupacionais, permitirá a identificação dos fatores para determinar e controlar a partir de indicadores que irá proporcionar métodos de avaliação e monitorização sobre o perfil epidemiológico a saúde-doença dos trabalhadores com foco no gerenciamento de risco com material biológico potencialmente contaminado. Segundo Machado e Assunção (2012, pag.156), a situação de saúde dos trabalhadores de saúde apresenta como característica comum a alta prevalência de adoecimento por transtornos mentais, lesões por esforços repetitivos e doenças e acidentes relacionados à contaminação biológica. Com isso pretendemos responder os seguintes questionamentos: Qual é a prevalência dos acidentes de trabalho com material biológico potencialmente contaminado que ocorrem com os profissionais de saúde no município de Várzea Grande-MT? Qual o perfil desses acidentes?

Palavra-chave: Enfermagem do Trabalho; Biossegurança; Risco biológico. 


Palavras-chave


Enfermagem do Trabalho; Biossegurança; Risco biológico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


*** ISSN  (versão online: 2595-4628 )

*** ISSN (versão impressa: 2318-7018 )