RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONAL DOCENTE – PEDAGOGIA/UNIVAG

Autores

  • ANA JULIA COSTA OLIVEIRA
  • GEALISON PACHECO CRUZ
  • JACKELINE N. NORONHA DA LUZ
  • CARLA MELISSA KLOCK SCALZITTI

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Alfabetização, Identidade Docente

Resumo

O Programa Residência Pedagógica proporciona aos acadêmicos de licenciaturas a
experiência da atuação no local formal do trabalho docente. Objetiva aperfeiçoar a
formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de
projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de
forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de
dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e
metodologias. A experiência relatada visa a compreensão da atividade alfabetizadora,
realizada com o 1º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de um relato
pessoal embasado em uma pesquisa bibliográfica sobre a formação inicial de
professores e a construção da identidade docente, tomando como base de argumentação
as experiências do Residência Pedagógica e leituras prévias autores sobre a formação
docente. O relato descreve o quanto a experiência foi importante e agregadora à
formação docente do bolsista, contribuindo para a vida profissional enquanto futuro
professor da Educação Básica. A reflexão constante sobre a prática pedagógica
impulsionou o crescimento profissional, identificando áreas de melhoria e
implementando mudanças significativas.

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Publicado

28-06-2024

Como Citar

OLIVEIRA , A. J. C., CRUZ, G. P., LUZ, J. N. N. D., & SCALZITTI, C. M. K. (2024). RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONAL DOCENTE – PEDAGOGIA/UNIVAG. Anais Do CONFOP - Congresso De Formação De Professores E Encontro Estadual De Licenciaturas, 5. Recuperado de https://periodicos.univag.com.br/index.php/CONFOP/article/view/2466

Edição

Seção

Artigos