RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONAL DOCENTE – PEDAGOGIA/UNIVAG
Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Alfabetização, Identidade DocenteResumo
O Programa Residência Pedagógica proporciona aos acadêmicos de licenciaturas a
experiência da atuação no local formal do trabalho docente. Objetiva aperfeiçoar a
formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de
projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de
forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de
dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e
metodologias. A experiência relatada visa a compreensão da atividade alfabetizadora,
realizada com o 1º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de um relato
pessoal embasado em uma pesquisa bibliográfica sobre a formação inicial de
professores e a construção da identidade docente, tomando como base de argumentação
as experiências do Residência Pedagógica e leituras prévias autores sobre a formação
docente. O relato descreve o quanto a experiência foi importante e agregadora à
formação docente do bolsista, contribuindo para a vida profissional enquanto futuro
professor da Educação Básica. A reflexão constante sobre a prática pedagógica
impulsionou o crescimento profissional, identificando áreas de melhoria e
implementando mudanças significativas.