UMA FACETA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • PALOMA APARECIDA GARIN OJEDA
  • BEATRYS NUNES DE ALMEIDA

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Formação Inicial, Educação

Resumo

Esta pesquisa surge do estágio supervisionado do ensino fundamental I, disciplina
obrigatório para a formação inicial do Pedagogo do UNIVAG- Centro Universitário de
Várzea Grande. Momento privilegiado para que aconteça o entrelace entre teoria e
prática, assim como, melhor percepção da importância e aplicabilidade do que foi
apreendido no decorrer do curso. O objetivo do trabalho foi o de observar aspectos
relevantes do desempenho dos docentes, regentes da sala de aula onde estagiamos, como
dos profissionais que gravitam na escola, ajudando e apoiando o desenvolvimento da
prática pedagógica e, evidentemente, o ensino e aprendizagem das crianças. Os
instrumentos usados para as coletas de dados foram: relatórios diários de campo,
observações e estudo dos documentos que respaldam a escola, o planejamento do fazer
pedagógico no momento de estágio e fotos das aulas. Como resultado podemos afirmar
que o desenvolvimento do estágio percebemos a importância de tal prática para a
formação inicial, em especial, a nossa formação. A partir das observações destacamos a
relevância das experiências vivenciadas, nos dois ambientes escolares, as metodologias
diferenciadas propostas pelos professores, as formas de interagir com as crianças que
enriqueceram o nosso desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.

Downloads

Publicado

28-06-2024

Como Citar

OJEDA, P. A. G., & ALMEIDA, B. N. D. (2024). UMA FACETA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Anais Do CONFOP - Congresso De Formação De Professores E Encontro Estadual De Licenciaturas, 5. Recuperado de https://periodicos.univag.com.br/index.php/CONFOP/article/view/2468

Edição

Seção

Artigos