TÉCNICAS FISIOTERAPÊUTICAS UTILIZADAS NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES COM LESÃO MEDULAR: ESTUDO DE REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i20.1244Palavras-chave:
Medula espinhal, Reabilitação, FisioterapiaResumo
Introdução: A lesão medular é capaz de provocar um vasto comprometimento motor e sensorial ao indivíduo e as complicações são dependente do nível do segmento da medula espinhal afetado. Após o reconhecimento dos comprometimentos provocados nas funções motoras do paciente, haverá a necessidade da readaptação do indivíduo frente a sua nova condição, além de ter que reaprender a realizar as atividades motoras simples e as atividades da vida diária. Objetivo: revisar na literatura as melhores técnicas fisioterapêuticas para reabilitação da lesão medular. Método: Foi realizado um estudo de revisão bibliográfica, assistemático, utilizando as bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), e BIREME, sendo incluídos artigos publicados entre o ano 2010 a 2017, a respeito das técnicas fisioterapêuticas utilizadas na reabilitação de pacientes com lesão medular.
Palavras-chaves: Medula espinhal; Reabilitação; Fisioterapia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado