A IMPORTÂNCIA DE LÉVINAS PARA O DEBATE EDUCACIONAL: É POSSÍVEL A CONSTRUÇÃO DE UMA OUTRA MODALIDADE PEDAGÓGICA QUE PARTA PARA O ACOLHIMENTO DO OUTRO?

Autores

  • Rafael Ludwig
  • Ivo Dickmann

DOI:

https://doi.org/10.18312/connectionline.v30i30.2394

Resumo

A ideia central desta pesquisa é buscar uma nova aproximação entre a ética e a educação através do pensamento levinasiano. Este pensamento nos consegue mostrar novas contribuições e reflexões para contemporaneidade que é marcada por uma profunda crise da unidade da razão e por uma constituição da subjetividade soberana. Evidenciando a época que estamos vivendo, onde se propaga uma grande ideia de
indiferença para com o outro, emerge uma problemática de ressignificação e de defesa de uma outra modalidade pedagógica, “outro modo de ensino”, que seja baseado numa educação para o acolhimento e para a abertura de um ensinamento fundado na educação para a alteridade. Portanto, a proposta é investigar uma possível contribuição da ética da alteridade para as reflexões e práticas educativas.

Palavras-chave: Educação; Alteridade; Ética.

Downloads

Publicado

12/06/2023

Como Citar

Ludwig, R., & Dickmann, I. (2023). A IMPORTÂNCIA DE LÉVINAS PARA O DEBATE EDUCACIONAL: É POSSÍVEL A CONSTRUÇÃO DE UMA OUTRA MODALIDADE PEDAGÓGICA QUE PARTA PARA O ACOLHIMENTO DO OUTRO?. CONNECTION LINE - REVISTA ELETRÔNICA DO UNIVAG, 30(30). https://doi.org/10.18312/connectionline.v30i30.2394

Edição

Seção

Artigos