SÍNDROME METABÓLICA EM ESCOLARES DE 6 A 9 ANOS DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ, MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v30i30.2399Resumo
A síndrome metabólica (SM) é um agregado de fatores de risco cardiometabólicos, associados ao aumento do risco de múltiplas doenças crônicas, incluindo câncer e doenças cardiovasculares, com grande impacto econômico no sistema de saúde, na sociedade e nas famílias. Estas alterações têm início na infância e podem persistir na vida adulta. Objetivo: Analisar a prevalência da SM e fatores associados, em crianças de 6 a 9 anos de idade matriculadas em escolas municipais de Cuiabá. Método: estudo observacional, de corte transversal, com 591 crianças de 6 a 9 anos, matriculados nas escolas municipais de Cuiabá no ano de 2012. Foram utilizados dados secundários obtidos pelos seguintes meios: i) questionário respondido pelos pais e/ou responsáveis; ii) exame físico dos estudantes; iii) variáveis biológicas. A variável dependente foi a SM diagnosticada pelos critérios da Internacional Diabetes Federation (IDF), sendo usado o >p90 como critério para avaliar a circunferência de cintura. Um segundo modelo estatístico substituiu a glicemia de jejum elevada pela resistência insulínica aumentada, avaliada pelo índice HOMA-IR >2,15. As variáveis independentes foram representadas por fatores sociodemográficos, biológicos e de saúde.
Palavras-chave: Síndrome metabólica; escolares; fatores de risco; doenças cardiovasculares;
epidemiologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado