ATRIBUTOS FÍSICOS E QUÍMICOS DE UM LATOSSOLO SUBMETIDO A FONTES E DOSES DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v30i30.2403Palavras-chave:
Manejo do solo, Matéria orgânica, Relação carbono, NitrogênioResumo
Os resíduos orgânicos provenientes de subprodutos da agroindústria possuem efetiva capacidade de melhorias dos atributos físicos, químicos e biológicos dos solos, e desta forma, com reflexo na estabilidade e produtividade dos sistemas agrícolas. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar atributos físicos e químicos de um Latossolo VermelhoAmarelo de textura argilosa cultivado com soja e milho em sucessão após cinco anos da aplicação de resíduos agroindustriais. O experimento teve início em 2012, no qual fez-se a aplicação de três resíduos (torta de filtro de cana, serragem de madeira de peroba e cedrinho e, serragem de eucalipto), em três doses, 6, 12 e 18 t ha-1, em dois sistemas de manejo (com e sem incorporação dos resíduos), com três repetições e duas testemunhas (sem aplicação do resíduo com e sem revolvimento do solo). O delineamento experimental foi em blocos casualizados com parcelas subdivididas, sendo os manejos as parcelas e os resíduos e doses as subparcelas. Cinco anos após a aplicação dos resíduos foram avaliados os atributos físicos e químicos do solo na camada de 0 a 20 cm. Os resultados demonstram que os atributos físicos (macroporosidade, microporosidade, densidade do solo, umidade do solo equivalente a capacidade de campo, capacidade de água disponível, índice S) e químico (carbono total) foram alterados somente pelo manejo do solo. O revolvimento do solo com a incorporação de resíduos de alta relação C/N e de baixa degradabilidade pode aumentar o teor de carbono a longo prazo e, portanto, melhorar os atributos físicos do solo.
Palavras-chave: Manejo do solo; Matéria orgânica; Relação carbono/nitrogênio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado