PRÁTICA DO ENFERMEIRO NO MANEJO DAS TERAPIAS ALTERNATIVAS FRENTE A DOR CRÔNICA
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v30i30.2410Palavras-chave:
Enfermagem, Terapias alternativas, Dor crônicaResumo
As terapias alternativas são consideradas opções eficazes de cuidado e terapia em condições de dores severas. Admite-se que sua prática traga conforto e devolva qualidade de vida ao paciente. Este estudo teve por objetivo analisar a prática do enfermeiro no manejo as terapias alternativas frente a dor crônica. Foi uma pesquisa descritiva, qualitativa e exploratória. A coleta de dados foi realizada após aprovação pelo CEP – Comitê de Ética em Pesquisa do UNIVAG – Centro Universitário de Várzea Grande, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A pesquisa foi realizada através de aplicação de questionário semiestruturado via Google Forms com 07 profissionais que se dispuseram a participar do estudo. Diante das respostas, as categorias com análise de conteúdo foram Percepção dos Enfermeiros na Dor Crônica, Impactos da Dor Crônicas na Vida das Pessoas, Benefícios da Terapia Alternativa para a Dor Crônica, Enfrentamentos dos Profissionais no Cuidado à Dor Crônica pela Terapia Alternativa, e Importância da Utilização de Instrumentos para mensuração da Dor, pelas quais identificou-se o conhecimento dos profissionais, suas técnicas, benefícios e dificuldades no manejo das terapias alternativas frente aos processos de dor crônica, assim como a colaboração do enfermeiro na retomada e manutenção de qualidade de vida das pessoas portadoras de dores crônicas. A pesquisa demonstrou que o enfermeiro na atenção ao cuidado da dor crônica através das terapias alternativas pode contribuir ao processo de retorno à melhora e à qualidade de vida de indivíduos com dor crônica junto à família e sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado