DESENVOLVIMENTO E PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO MILHO EM FUNÇÃO DE DOSES DE FÓSFORO ASSOCIADO A MICRORGANISMOS SOLUBILIZADORES DE FOSFATOS
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v31i31.2502Resumo
Nos últimos anos grandes quantidades de fertilizantes fosfatados vêm sendo aplicados nas culturas, incluindo a cultura do milho, gerando um alto custo de produção para o produtor. Uma estratégia para minimizar os custos com fertilizantes e maximizar a absorção e liberação de P do solo é o uso de microrganismos capazes de formar associações e solubilizar formas menos lábeis de P no solo. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o desenvolvimento e produtividade da cultura do milho em função de doses de fósforo associado a microrganismos solubilizadores de fosfato. O experimento foi realizado no campo experimental do UNIVAG, no município de Várzea Grande – MT, no período de julho a novembro de 2023. Foi utilizado delineamento experimental em blocos ao acaso, em esquema fatorial 5x2, sendo cinco doses de adubação fosfatada (0, 60, 80, 100, 120 kg/ha) com e sem a inoculação do BiomaPhos® via tratamento de sementes, com três repetições, totalizando 30 parcelas. Foi avaliado os parâmetros morfológicos como, a altura da planta (m), altura de inserção da primeira espiga (cm) e diâmetro do caule (mm), já os parâmetros produtivos, foi avaliado a produtividade (kg/ha) e o peso de mil grãos (g). Não houve efeito significativo das doses e do inoculante isolados, bem como da interação, nos parâmetros morfológicos e produtivos da cultura do milho. A adição das bactérias solubilizadoras de fósforo (Bacillus subtilis e Bacillus megaterium), independentemente da dose de fósforo testada, não interferiu no desenvolvimento e na produtividade do milho nas condições edafoclimáticas em que o experimento foi realizado.
Palavras-Chave: Zea mays L.; Bacillus megaterium; Bacillus subitillis; Inoculante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado