ESTUDO DE CASO DO ALGODÃO AGROECOLÓGICO AGROFLORESTAL EM SANTO ANTÔNIO DO LEVERGER, MT
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v32i32.2760Resumo
O cultivo do algodão agroecológico possibilita que a indústria têxtil tenha uma pluma de origem sustentável com impactos socioambientais positivos pela não utilização de insumos sintéticos de fontes não renováveis. Em um contexto em que a demanda mundial por produtos de desenvolvimento sustentável que contribuam com o meio ambiente crescem a cada dia faz-se necessária a criação de tecnologias acessíveis a todas as escalas de agricultores. O objetivo desse trabalho foi acompanhar o cultivo agroecológico do algodão em sistema agroflorestal (SAF). Trata-se de relato de experiencia acerca do cultivo agroecológico do algodão. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental da UFMT, no Vale do Rio Cuiabá. A área experimental total foi de 3360 m2 (56 x 60 m) foi subdividida em quatro blocos de 840 m (14 x 60 m). Cada bloco foi composto por duas linhas de árvores frutíferas e arbóreas e doze linhas de algodão. O algodão foi semeado de forma manual e mecanizada e em espaçamentos diferentes. Observou-se que o cultivo mais adensado entra plantas 0,30 x 0,80 m foi o que proporcionou a maior produção da pluma. O espaçamento maior entre linhas facilita o manejo de plantas espontâneas.
Palavras-chave: Alternativa de manejo; Produtividade; Sustentabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado