RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA SOBRE O ENSINO DA BIOSSEGURANÇA NA FACULDADE DE MEDICINA
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v32i32.2782Resumo
A biossegurança envolve um conjunto de ações que visam minimizar ou eliminar os riscos relacionados às atividades que podem comprometer não só a saúde do ser humano, mas também a saúde de animais ou comprometer o meio ambiente. Para que as ações de biossegurança sejam efetivas é necessário que todos os envolvidos em atividades de risco estejam devidamente informados acerca das diretrizes atuais, bem como aptos a colocá-las em prática de maneira correta, evitando-se dessa forma disseminação de infecções. Portanto, o objetivo deste relato é compartilhar a experiência do ensinamento da técnica de higiene das mãos, do uso de EPI e descarte de resíduos sólidos de serviços de saúde para os alunos do primeiro semestre do curso de medicina da Universidade de Várzea Grande –UNIVAG do ponto de vista da monitoria. Ao apresentar a experiência vivenciada pelos monitores da disciplina de Habilidades Técnicas do curso de graduação em Medicina sobre as normas de biossegurança percebe-se a extrema importância de que os acadêmicos de medicina tenham esse conhecimento desde os ciclos básicos, haja vista que já fazem contato com pacientes em diversos momentos no início da graduação. Logo, o aprendizado sobre a lavagem de mãos, o uso de EPIs e descarte de lixos hospitalares são necessário e sua boa prática durante a faculdade e após sua formação são essenciais para conscientizar e diminuir as contaminações de profissionais e pacientes.
Palavras-chave: Risco; Contenção de riscos biológicos; Estudantes de medicina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado