EFEITOS DA INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM RECÉM-NASCIDOS COM COMORBIDADES
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v32i32.2784Resumo
A presente pesquisa visou analisar os efeitos da intervenção fonoaudiológica na transição da alimentação por via oral em recém-nascidos com comorbidades. Trata-se de um estudo experimental realizado em uma unidade de terapia intensiva neonatal. Inicialmente foi aplicado o instrumento de Avaliação da Prontidão do Prematuro para Início da Alimentação Oral. Posteriormente, foi feita intervenção fonoaudiológica diária com estimulação da sucção não nutritiva e treino funcional da deglutição até a alta fonoaudiológica. Na última sessão, foi reaplicado o instrumento de avaliação de prontidão. Participaram 80 recém-nascidos com comorbidades, com predomínio de comorbidades respiratórias (52,5%). Após a intervenção fonoaudiológica houve um aumento significativo da prontidão para a alimentação oral, redução do uso de sonda e aumento significativo de recém-nascidos com alta hospitalar em aleitamento materno exclusivo no seio (83,75%). Houve uma melhora significativa para todos os reflexos orais avaliados, assim como os parâmetros da sucção não nutritiva e nutritiva dos recém-nascidos com comorbidades. O tempo mínimo para alta fonoaudiológica foi de 2 dias, o tempo médio de 13 dias e o máximo de 52 dias. A intervenção fonoaudiológica promoveu a seguridade alimentar e alta hospitalar precoce aos recém-nascidos com comorbidades com melhora dos parâmetros da sucção nutritiva e não nutritiva.
Palavras-chave: Recém-nascido; Intervenção precoce; Comportamento de sucção; Comorbidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado