PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O DISTÚRBIO DE VOZ E FATORES ASSOCIADOS AO TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v32i32.2786Resumo
Objetivo: Avaliar a percepção dos professores do ensino fundamental sobre o distúrbio de voz e os fatores associados. Métodos: Trata-se de estudo transversal com a participação de 77 professores do ensino fundamental de cinco escolas municipais de Cuiabá-MT. Foi aplicado o Questionário Condição de Produção Vocal - Professor para a coleta dos dados sociodemográficos, organização e ambiente de trabalho, estilo de vida, estado de saúde e satisfação com a própria voz; e o Índice de Triagem para Distúrbio de Voz para avaliar a percepção sobre sintomas vocais e o distúrbio de voz. Foram calculadas frequências absolutas e relativas das variáveis e feita análise bivariada e múltipla por Regressão de Poisson. Resultados: O distúrbio de voz foi percebido por 49,35% dos professores, os sintomas mais frequentes foram garganta seca, secreção na garganta, rouquidão e cansaço ao falar. Os fatores de risco associados ao distúrbio de voz foram trabalho repetitivo (RP=1,81; IC95%: 1,15-2,82), carregar peso com frequência (RP=1,84; IC95%: 1,20-2,80) e a insatisfação com a própria voz (RP=2,55; IC95%:1,52-4,28). Atuar em duas ou mais escolas foi considerado um fator de proteção (RP = 0,57; IC95%: 0,35 – 0,92). Conclusão: Os professores do ensino fundamental apresentaram relato de distúrbio de voz com a ocorrência de sintomas vocais e fatores associados ao trabalho. Diante dos resultados, infere-se que neste público é essencial a prática de ações promotoras da saúde para melhores condições de vida e de trabalho.
Palavras-chave: Professores de Ensino Fundamental; Percepção; Distúrbios da Voz.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado