DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE SÍNDROME EXTRAPIRAMIDAL E TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i15.344Palavras-chave:
Síndrome extrapiramidal, Diagnóstico diferencial, Transtornos psiquiátricos, MedicinaResumo
Além dos efeitos adversos relacionados ao sistema motor, pacientes com síndrome extrapiramidal induzida por medicamentos podem apresentar desordens como ansiedade, depressão maior, psicose, síndrome de Tourette e síndrome das pernas inquietas, portanto este trabalho visa como objetivo: Realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a dificuldade e carência de diagnóstico diferencial entre Reação Extrapiramidal induzida por fármacos e transtornos ansiosos e do humor. Método: Levantamento bibliográfico nas bases de dados Pubmed, Scielo e PsychInfo em que os artigos selecionados foram agrupados em três categorias: a) fisiopatologia da Reação Extrapiramidal induzida por fármacos e seus sinais clínicos; b) sinais e sintomas dos transtornos ansiosos e de humor após reação extra piramidal c) dificuldade do diagnóstico diferencial entre Síndrome Extrapiramidal e transtornos psiquiátricos. Resultados: Dos artigos encontrados pode-se perceber que a literatura faz referência sobre a reação extrapiramidal como efeito colateral de medicamentos neurolépticos, porém existe uma carência de artigos esclarecendo a necessidade de diagnóstico diferencial de síndrome extrapiramidal induzida por medicamentos que não sejam antipsicóticos – como os antieméticos – de transtornos ansiosos e de humor unipolar. Conclusão: O diagnóstico diferencial da síndrome extrapiramidal é complexo e muitas vezes não realizado ou realizado de maneira equivocada pelos próprios profissionais da saúde. Isto se deve a maior prevalência de casos de reação em medicamentos neurolépticos, entretanto, existe uma necessidade de aprofundamento na anamnese psiquiátrica para avaliação de outros fármacos utilizados que também podem desencadear os sinais.
Palavras-chave: Síndrome extrapiramidal; Diagnóstico diferencial; Transtornos psiquiátricos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado