ESTUDO SOBRE O IMPACTO DAS QUEIMADAS NO SETOR DE CANA-DE-AÇÚCAR NA SAÚDE RESPIRATÓRIA DE ESCOLARES/ALUNOS DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i16.370Palavras-chave:
Queimadas, Cana-de-açucar, ISAAC, Espirometria, Poluição do ar.Resumo
Há evidências crescentes de que a doença respiratória crônica do adulto pode ter suas raízes na infância. O aumento da morbimortalidade por doenças respiratórios em todo o mundo tem sido explicado pela presença de poluidores atmosféricos, entre eles as queimadas de cana-de-açúcar. Foi realizado um levantamento de informações sobre a saúde da população infantil exposta às queimadas do cultivo de cana-de-açúcar, no Município de Campos dos Goitacazes, Rio de Janeiro. O objetivo foi avaliar a saúde respiratória de escolares na cidade e levantar os indicadores de poluição da região oriundas de queimadas. Metodologia: estudo descritivo no período entre 2012 e 2013: aplicação do questionário ISAAC, coleta de informações ambientais e espirometria. Resultados: aplicados 920 questionários, sendo 35,73% considerados como asmáticos pelo ISAAC. Valores diários de CO, mostram médias maiores nos meses de fevereiro, setembro e outubro de 2012 e maio, junho, julho, agosto e setembro de 2013. Os valores diários de PM 2,5, mostram valores entre 11 e 13 ug/m3 durante todo o período analisado. Foram realizadas no total 439 espirometrias: 157 no mês de abril, antes das queimadas; 148 e a 134, ambas no período de queimadas. As médias de CVF, VEF1 e VEF1/CVF não apresentaram diferenças significantes nos 03 períodos avaliados. Conclusão: O estudo mostra um elevado número de escolares com quadro de asma na cidade de Campos dos Goytacazes.
Palavras-chave: Queimadas; Cana-de-açucar; ISAAC; Espirometria; Poluição do ar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado