COMO O "ARCO NORTE" IRÁ AFETAR A LOGÍSTICA E EXPORTAÇÕES DO ESTADO DE MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i17.384Palavras-chave:
Arco Norte, Logística, Produção Agrícola.Resumo
Estudos apontam que o estado de Mato Grosso é o maior produtor nacional de grãos (1/4 do total), e tende a aumentar ainda mais a sua liderança nacional. Devido a isto, são necessários grandes avanços em infraestrutura para exportação da produção agrícola do estado. O modal hidroviário é a melhor alternativa, principalmente através do chamado “Arco Norte”. Que nada mais é que o aproveitamento do vasto potencial hidroviário da bacia amazônica. Este fenômeno significará provavelmente a mudança do sentido do transporte de cargas agrícolas para algumas das mais importantes regiões produtores de grãos do estado, principalmente nas regiões Noroeste, Médio Norte e Araguaia. A produção oriunda destas regiões provavelmente não mais será transportada para os portos da região Sul e Sudeste e depois exportada, mas com consequente menor deslocamento em quilômetros tanto dentro do país como no exterior, irá ser transportada sentido Norte até os principais polos consumidores de produtos agrícolas localizados na Europa e Ásia.
Palavras-chave: Arco Norte; Logística; Produção Agrícola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado