A DISLEXIA E AS EXPERIÊNCIAS COM O MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS MATERNAS
Palavras-chave:
Dislexia, Educação Física, Narrativas Maternas.Resumo
RESUMO
Esta pesquisa tem como foco aproximar a temática da dislexia à área da Educação Física, estabelecendo como objetivo analisar as experiências da criança disléxica com o movimento na infância a partir das narrativas maternas. A pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo narrativa e foi realizada com cinco mães de crianças entre 8 e 12 anos com dislexia e uma já adulta atualmente. Utilizou-se a entrevista em profundidade para registro das narrativas maternas das participantes. A análise de dados da pesquisa foi realizada de acordo com a interpretação subjetiva do discurso das participantes a partir do registro e apresentação das falas, mediado pela literatura científica sobre o tema. Como resultado, as narrativas trouxeram elementos que não só aproximaram a Educação Física da dislexia, apontando algumas dificuldades de ordem motora, como também de socialização presente no contexto dessas crianças, como também fez-nos refletir e pensar nas contribuições sobre como a área da Educação Física, pode, de fato, auxiliar a criança disléxica e sua família, juntamente a outros profissionais envolvidos, numa perspectiva multiprofissional tão incipiente ainda no contexto da Educação Física.
Palavras-chave: Dislexia; Educação Física; Narrativas Maternas.