INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM BIOSSEGURANÇA: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO
Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas, Práticas Interdisciplinares, Contenção de Riscos Biológicos.Resumo
RESUMO
Ensinar e aprender são processos distintos e contíguos que tem no ambiente escolar o amparo para seu desenvolvimento. Este processo pode ser realizado através da aplicação de diversas técnicas e metodologias. A adoção da aprendizagem baseada em competências requer a adoção de metodologias e estratégias específicas. Metodologia: Este relato de experiência apresenta uma intervenção educativa desenvolvida numa disciplina intitulada Projeto Integrador VII que utilizou o Arco de Marguerez como metodologia de ensino para aplicação do Planejamento Estratégico Situacional (PES) através do desenvolvimento de um projeto de intervenção voltado à educação continuada para acadêmicos de odontologia voltada à biossegurança. Resultados e discussão: A realização da ação se deu pela aplicação da estratégia de gamificação, organizada em diversas etapas. Conclusão: a educação continuada e o desenvolvimento de projetos através do PES são complementares e podem colaborar com a melhoria de processos de ensino, aprendizagem e gestão de serviços.
Palavra-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; Práticas Interdisciplinares; Contenção de Riscos Biológicos.