INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM BIOSSEGURANÇA: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO

Autores

  • Fernando Alves dos Santos
  • Isabelle da Costa Arruda
  • Jairo Schantz Júnior
  • Karyme Lucila Jabra
  • Larissa Irene da Silva
  • Leticia Espirito Santos da Rocha Carvalho

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Práticas Interdisciplinares, Contenção de Riscos Biológicos.

Resumo

RESUMO

Ensinar e aprender são processos distintos e contíguos que tem no ambiente escolar o amparo para seu desenvolvimento. Este processo pode ser realizado através da aplicação de diversas técnicas e metodologias. A adoção da aprendizagem baseada em competências requer a adoção de metodologias e estratégias específicas. Metodologia: Este relato de experiência apresenta uma intervenção educativa desenvolvida numa disciplina intitulada Projeto Integrador VII que utilizou o Arco de Marguerez como metodologia de ensino para aplicação do Planejamento Estratégico Situacional (PES) através do desenvolvimento de um projeto de intervenção voltado à educação continuada para acadêmicos de odontologia voltada à biossegurança. Resultados e discussão: A realização da ação se deu pela aplicação da estratégia de gamificação, organizada em diversas etapas. Conclusão: a educação continuada e o desenvolvimento de projetos através do PES são complementares e podem colaborar com a melhoria de processos de ensino, aprendizagem e gestão de serviços.

Palavra-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; Práticas Interdisciplinares; Contenção de Riscos Biológicos.

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Publicado

02-07-2021

Como Citar

Santos, F. A. dos, Arruda, I. da C., Schantz Júnior, J., Jabra, K. L., Silva, L. I. da, & Carvalho, L. E. S. da R. (2021). INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM BIOSSEGURANÇA: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO. Seminário Transdisciplinar Da Saúde, (08). Recuperado de https://periodicos.univag.com.br/index.php/SeminSaude/article/view/1740

Edição

Seção

Resumos Expandidos