PATRIMÔNIO EM DEMOLIÇÃO: AGRESSÃO À HISTÓRIA E A PAISAGEM URBANA NO CENTRO DE BAURU
DOI:
https://doi.org/10.18312/verncula.v1i2.2326Palavras-chave:
Patrimônio, Salvaguarda, Centro Histórico, DemoliçãoResumo
A partir de uma visita ao centro histórico de Bauru, testemunhou-se a demolição de edificações em uma quadra próxima à histórica Estação Ferroviária Noroeste do Brasil. Essas demolições, somadas a outras que ocorreram em períodos anteriores, resultaram em um grande vazio na paisagem. Autorizada pelo poder público, essa área que já abrigou um terminal rodoviário agora está fragmentada, expondo a fragilidade da preservação do patrimônio arquitetônico, incluindo edificações tombadas pela municipalidade que compõem a mesma quadra. A discussão sobre o tombamento é crucial, uma vez que, embora seja um instrumento valioso para a salvaguarda, a conscientização histórico-cultural relacionada à preservação também é fundamental. Assim, o objetivo deste trabalho é, por meio de uma abordagem de caracterização situacional, considerar a consciência coletiva e os aspectos legais para analisar o processo ocorrido e apresentar discussões que evidenciam a vulnerabilidade de cidades de pequeno e médio porte. Nestas cidades, os recursos limitados para a preservação precisam ser melhor estudados e aplicados para manter viva a tradição arquitetônica e a herança da comunidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1 - Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Vernácula – Territórios Contemporâneos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreativeCommonsAttributionLicense, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2 - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na revista Vernácula – Territórios Contemporâneos.
3 - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
(Veja O Efeito do Acesso Livre).