MOBILIDADE URBANA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA CICLABILIDADE

Autores

  • Nathalia dos Santos Ribeiro Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, IFSP, Brasil. Ex-bolsista de Iniciação Científica, PIBIFSP.
  • Douglas Gallo Professor Doutor, IFSP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18312/verncula.v1i3.2340

Palavras-chave:

Cidade ativa, Planejamento urbano saudável, Políticas públicas saudáveis

Resumo

A mobilidade ativa é uma estratégia fundamental para a garantia de cidades mais saudáveis, sustentáveis, seguras e humanas. As políticas públicas são fundamentais para a consolidação de um modelo de cidade que privilegia a escala e a dimensão humanas, possibilitando a configuração de espaços que privilegiem o deslocamento a pé e por bicicleta, e criando cidades mais ativas. O objetivo do artigo é relacionar a mobilidade ativa com a infraestrutura do planejamento urbano da cidade de São Paulo, discutindo como o planejamento pode considerar a saúde da população, contribuindo para uma cidade com mais qualidade de vida. Além disso, procura-se analisar como se deu o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas ao ciclismo urbano na cidade, visto que elas contribuem para incentivar o uso do transporte ativo. Embora tenham ocorridos avanços com a criação de uma legislação e planejamento focados na ciclabilidade, a cidade de São Paulo ainda possui grandes desafios e potencial para expansão da malha cicloviária, particularmente nos territórios mais periféricos e desiguais.

Downloads

Publicado

05-11-2023

Como Citar

Ribeiro, N. dos S., & Gallo, D. (2023). MOBILIDADE URBANA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA CICLABILIDADE. VERNÁCULA - Territórios Contemporâneos, 1(3). https://doi.org/10.18312/verncula.v1i3.2340