Transformações urbanas pós ferrovia em Assis – SP e Ourinhos - SP
DOI:
https://doi.org/10.18312/verncula.v2i6.2579Palavras-chave:
Coronelismo, Urbanismo, TerrasResumo
O presente artigo investiga as transformações urbanas ocorridas nas cidades de Assis e Ourinhos, em São Paulo, após a chegada da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) no início do século XX. O objetivo é compreender como a ferrovia influenciou o desenvolvimento urbano dessas cidades, e identificar fatores que contribuíram para o crescimento e configuração dos espaços urbanos. Para alcançar esse objetivo, a metodologia empregada envolveu uma análise documental e cartográfica, examinando registros históricos, mapas, e documentos relacionados à construção e expansão da ferrovia. Os resultados indicam que a EFS desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de Assis e Ourinhos, promovendo o crescimento econômico e atraindo habitantes e empresas. A implantação das estações ferroviárias gerou uma dinâmica de urbanização, com áreas adjacentes valorizando-se e novos bairros surgindo para acomodar o crescimento populacional. No entanto, a pesquisa também revelou diferenças entre as duas cidades. Assis teve um processo de expansão gradual, influenciado pela topografia local, enquanto Ourinhos experimentou um crescimento rápido, impulsionado pela atividade industrial e comercial fomentada pela ferrovia. Além disso, a influência dos grandes proprietários de terras e da elite política local foi identificada como um fator significativo no planejamento urbano e na localização das estações ferroviárias. A chegada da ferrovia foi um catalisador para o desenvolvimento urbano em Assis e Ourinhos, moldando o desenho urbano e criando oportunidades econômicas. Ao mesmo tempo, as peculiaridades locais, como a topografia e os interesses dos latifundiários, também desempenharam papéis importantes na formação dessas cidades, levando a diferentes padrões de crescimento e estruturação.
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(Veja O Efeito do Acesso Livre).