Urbanização & Gentrificação: Favela Brás de Pina – Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.18312/verncula.v2i6.2580Palavras-chave:
Favela Brás de Pina, Gentrificação, UrbanizaçãoResumo
Este artigo analisa a história de Brás de Pina, na cidade do Rio de Janeiro, como exemplo paradigmático de urbanização de favelas ocorrido no século XX e seus desdobramentos na atualidade. O estudo tem como objetivo destacar o processo de gentrificação iniciado desde o anúncio do projeto e as mudanças ocorridas no território ao longo dos anos que levaram à segregação espacial dentro da área e, da mesma em relação à cidade formal. A pesquisa baseia-se em revisão bibliográfica e documental e visitas a campo, discutindo aspectos da relação do ‘bairro de Brás de Pina’ com o entorno imediato, buscando compreender se a intervenção contribuiu para reforçar a identidade e memória coletiva local. Além disso, o trabalho discute a formalização da posse da terra enquanto regularização fundiária, e o quanto esta impacta no cenário atual. Também é abordada a permanência do desenho urbano apesar da utilização do projeto inicial como forma de gentrificação predatória, implicando na perda das características culturais e locais da área suburbana carioca.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1 - Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Vernácula – Territórios Contemporâneos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreativeCommonsAttributionLicense, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2 - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na revista Vernácula – Territórios Contemporâneos.
3 - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
(Veja O Efeito do Acesso Livre).