O comércio popular nas cidades brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.18312/verncula.v2i7.2585Palavras-chave:
Planejamento urbano, Comércio Popular, Conflitos urbanosResumo
Este artigo aborda o tema do comércio popular no espaço urbano das cidades brasileiras. Devido ao aumento e aglomeração dessa atividade comercial nos centros urbanos, surgem muitos conflitos envolvendo comerciantes populares, comerciantes lojistas, pedestres, veículos e poder público, cabendo aos gestores urbanos a implementação de políticas para tentativa de mediação dos conflitos. O objetivo deste artigo é evidenciar as principais medidas adotadas pelo poder público nas cidades brasileiras como tentativa de (re)organização da atividade do comércio popular no espaço urbano. Como percurso metodológico, foi realizada uma revisão de literatura em publicações que abordam o tema das intervenções urbanas adotadas nas cidades para amenizar os conflitos entre os comerciantes populares e demais agentes envolvidos. Observa-se que a maior parte das intervenções consistiram na transferência desses comerciantes das ruas para shoppings populares, além da realocação para ruas afastadas dos centros comerciais. Muitas dessas intervenções não contemplaram a participação democrática dos comerciantes, ocasionando o retorno gradativo dos comerciantes populares para as ruas. Em outras cidades, as intervenções de menor impacto, como realocação de pontos para as praças e demais ruas centrais, permitiram que essa modalidade comercial continuasse atuando nos espaços urbanos, objetivando causar menos desconforto aos comerciantes e garantir o exercício da atividade nos logradouros públicos.
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(Veja O Efeito do Acesso Livre).