O edifício escolar expandido: análise projetual em Medellin nas escalas KM, M e CM.
DOI:
https://doi.org/10.18312/verncula.v2i7.2586Palavras-chave:
Arquitetura escolar, política pública, territórios vulneráveisResumo
Este estudo propõe uma análise da integração de escolas ao contexto urbano, com foco no Colégio Santo Domingo Savio - Antonio Derka, vencedor da Bienal XXII de 2010 na Colômbia e participante do Prêmio Latino-Americano de Arquitetura Rogério Salmona em 2014, sediado em Medellín, cidade reconhecida pela promoção de inovações urbanas, dentre as quais, nos últimos 20 anos destaca-se a política pública "Colegios de Calidad para Medellín". Essa iniciativa da Prefeitura de Medellín visou promover melhorias urbanas tendo como foco edifícios escolares, no momento em que a cidade era considerada a mais violenta do mundo. A análise baseia-se em uma metodologia organizada em três escalas: Quilômetro, Metro e Centímetro. Busca-se compreender as estratégias projetuais mobilizadas em cada escala. Os resultados apontam a relevância da localização estratégica da escola; as decisões de composição interna dos espaços que promovem articulação entre interior e exterior; e o desenho meticuloso dos ambientes externos e a conexão entre os diversos elementos do programa. O estudo visa contribuir com uma reflexão sobre o modo como as estratégias projetuais em edifícios escolares podem capacitar o edifício escolar a desempenhar um papel de articulação social e territorial capaz de promover a melhoria de qualidade de vida em territórios vulneráveis.
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(Veja O Efeito do Acesso Livre).