O MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA DO AGRONEGÓCIO E O RISCO À SAÚDE DO TRABALHADOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.18312/cadernounivag.v13i13.2309Palavras-chave:
Capitalismo, Agronegócio, Saúde do trabalhadorResumo
O agronegócio é junção de negócios baseado em atividades econômicas que envolvem principalmente a agricultura e pecuária, baseadas na transformação da natureza que desencadeia em riscos ocupacionais, sanitários, ambientais e sociais inerentes em cada etapa da sua execução. Objetiva-se realizar uma revisão sistemática de estudos referentes à exploração capitalista do agronegócio e os riscos para a saúde do trabalhador. Foi realizada uma revisão sistemática de caráter analítico a respeito dos estudos que se referem à exploração do capital referente ao agronegócio no Brasil e os riscos para a saúde do trabalhador, através de artigos completos, idioma em Português, produzidos no Brasil, entre os anos de 2015 e 2018. Após a análise crítica do conteúdo, foram selecionados 20 artigos que abordavam os assuntos relacionados ao tema de pesquisa. Os artigos demonstraram que o agronegócio impulsionado pelo capitalismo, gera agravos e riscos a saúde dos trabalhadores, conflitos políticos entre o Estado e os latifundiários e uma falta de vigilância da saúde do trabalhador. Recomenda-se uma articulação entre os gestores responsáveis pelas Vigilâncias em Saúde, Sindicatos dos Trabalhadores, e as Unidades de Saúde, a fim da execução das ações de promoção e prevenção de acidentes de trabalho, sejam no setor primário, secundário ou terciário do agronegócio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Pdf, Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.