UTILIZAÇÃO DA LÃ DE PET COMO SOLUÇÃO NO ISOLAMENTO ACÚSTICO E NA SUSTENTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.18312/cadernounivag.v13i13.2315Palavras-chave:
Lã de PET, Isolamento acústico, SustentabilidadeResumo
A construção civil tem passado por diversas mudanças com o passar do tempo, e isso fez surgir à necessidade de se pensar na sustentabilidade no setor da construção. O aumento populacional tem causado níveis bastante elevados de ruídos, devido à presença de máquinas, o trânsito excessivo, construções de obras de pequeno e de grande porte, entre outros. Com isso a acústica passou a ser inserida no cotidiano da sociedade com maior frequência. A acústica é o meio utilizado para trazer maior conforto e qualidade sonora às edificações. Visando questões sustentáveis, buscou-se utilizar o plástico, um dos materiais que mais polui a natureza, no isolamento acústico de ambientes sem perder a qualidade e desempenho nos projetos acústicos. A lã de PET é um material relativamente novo no mercado, no entanto possui grande eficiência quando comparado com outros materiais que desempenham a mesma função. O trabalho em questão se se configura em sete tópicos: o primeiro tópico introduz o assunto em questão trazendo os objetivos da elaboração deste artigo; o segundo tópico esclarece do que se trata a acústica arquitetônica; o terceiro tópico se aprofunda em conceitos acústicos importantes para melhor compreensão do tema; o quarto tópico relata sobre o tratamento acústico com foco no isolamento; o quinto tópico trata sobre questões de sustentabilidade e informações relevantes ao artigo; o sexto e penúltimo tópico apresenta e traz pesquisas a respeito da lã de PET; e o sétimo e último tópico traz conclusões tiradas a partir de estudos e pesquisas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Pdf, Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.