PAPÉIS E ESPAÇOS DE INTERAÇÃO
Resumo
O artigo apresenta uma reflexão sobre o uso das novas tecnologias como interação
na educação presencial e na Educação à distância, por parte dos profissionais do
UNIVAG, no uso das ferramentas tecnológicas e na sua prática pedagógica. A partir
dessa reflexão discursiva sobre as tecnologias como ferramenta pedagógica para a
melhoria da qualidade no processo de ensino-aprendizagem, com base em teorias
científicas fundamentadas e em artigos científicos. Neste aspecto, entende-se que
os professores são sujeitos dos saberes e mediadores de toda ação pedagógica que
ocorre no ensino, por esta razão, necessitam apropriarem-se das novas tecnologias,
não apenas para motivar os alunos, mas para compreender o processo ativo e
dinâmico que ocorre nessa interação entre o homem e a máquina. É neste contexto
de contínuas mudanças que o professor necessita mais do que nunca, orientar os
alunos sobre onde e como buscar a informação. Saber propor questões de
pesquisas, discutir e analisar criticamente as informações e as imagens que são
veiculadas nas mídias e transformá-las em conhecimento para atingir os objetivos
educacionais: aluno crítico, autônomo, curioso, pesquisador, motivado, etc.
PALAVRAS-CHAVE: Interação; Educação; Tecnologia.