OS NOVOS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO E O PROFESSOR: COMO VENCER AS BARREIRAS?
Resumo
Este ensaio pretende fazer uma análise acerca da percepção da educação à
distância sob o olhar do professor. Refletir sobre os novos caminhos que os
docentes devem trilhar. A mudança estava acontecendo há tempo, entretanto foi
acelerada pela pandemia no início de 2020, que obrigou todos os envolvidos com
Educação a mudarem sua forma de atuação. Para a realização desse pequeno
ensaio fez-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, ancorada no trabalho da prof.
Dra. Dolores Garcia, em seu estudo “A práxis docente e os desafios do ensino
remoto”, Garcia et all (2021), visto que novas atitudes foram desencadeadas de
forma paralela à quebra de paradigmas. Buscou-se também apoio referencial em
Kunz (2007), Silva (2013). Esse breve trabalho foi fruto da reflexão enquanto
docente frente aos desafios com que nos deparamos. O referido não busca apontar
caminhos ou soluções, mas refletir acerca de nosso papel enquanto professores e a
relação com nossos alunos.
Palavras-chave: Educação à distância; Docência; Paradigmas.