EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: APRENDIZAGENS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES
Resumo
O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e descritiva, cujo
objetivo primário foi avaliar a percepção de docentes e discentes do ensino à
distância de um curso de educação física, em uma instituição de ensino superior
renomada na modalidade presencial, sobre os desafios, aprendizagens e
perspectivas relacionadas ao processo de ensino no modelo de educação à
distância. Participaram da amostra cinco (n=5) sujeitos, sendo 2 docentes e 3
discentes do ensino à distância do curso de educação física. Os voluntários
responderam a um questionário com quatro questões abertas relacionadas ao tema
da pesquisa. Os resultados evidenciam a satisfação dos discentes em relação à
estrutura digital (plataforma, material de apoio e conteúdos) e dinâmica de atividades
propostas. Em relação aos docentes, evidencia-se um processo de transição
gradativa e adaptativa, no qual o uso constante de novas ferramentas e recursos
digitais tem sido buscado para favorecer a aprendizagem dos acadêmicos e manter
as aulas dinâmicas e significativas. Nesse sentido, observa-se que o ensino à
distância é uma realidade imperativa e, que dá azo para um novo conjunto de
competências profissionais para o uso assertivo no espaço cibernético do ensino à
distância, incitando, por conseguinte, formação continuada e ressignificação das
práticas profissionais comuns no modelo presencial em função do espaço e formato
do ciberespaço de ensino à distância.
Palavras-chave: Educação à distância; Educação Física; Ensino Superior.