DIÁLOGOS FORMATIVOS COM VISTAS À PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE NA PEDAGOGIA DIGITAL
Resumo
A aprendizagem formal e tradicional tem dado lugar a um cenário desafiador no qual
educador e educando não comungam do mesmo espaço físico. A Educação a
Distância (EAD), ainda é vista como uma solução que agrega cada vez mais alunos
de diferentes idades que desejam uma graduação de ensino superior ou a
continuidade dela. A pesquisa propõe compreender o perfil do estudante que busca
uma possibilidade formativa na modalidade EaD, e para tal, foi realizado um
levantamento no curso de Pedagogia em oferta Digital, das estudantes matriculadas,
questões acerca de aspectos relacionados aos desafios de cursar essa modalidade
e os recursos necessários para sua permanência. O enfoque da pesquisa é
qualitativa, exploratória e descritiva com dados que foram coletados através de
questionário com questões abertas e fechadas, aplicado com 5 estudantes do curso
de Pedagogia Digital no ano de 2022, bem como, levantamento bibliográfico que
permitissem aprofundamento sobre a educação a distância e a formação com
qualidade nessa modalidade. O resultado demonstra que estudantes possuem
certas dificuldades para o acompanhamento da modalidade e o uso necessário dos
recursos tecnológicos, destacando a importância do olhar da instituição em contribuir
com esse aperfeiçoamento e auxílio, para que sua permanência no curso seja de
qualidade.
PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia; Formação; Tecnologia.