O PROJETO EXTENSIONISTA INTEGRADOR NA PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Autores

  • Walkiria Barbosa Santos
  • Andréia Cristina Munzlinger Santos

Resumo

A Educação à distância é uma forma sistematicamente organizada de autoestudo,
onde o estudante se instrui a partir do material didático oferecido, apresentado e
orientado pelos professores. A educação à distância atualmente está em
crescimento nas Instituições de Ensino Superior (IES), pois vem se tornando mais
um caminho para a conquista acadêmica. O objetivo dessa análise na percepção da
educação à distância vem para contribuir na reflexão sobre os desafios enfrentados
pelo professor, diante das adversidades nas aulas da educação à distância. Os
projetos extensionistas integradores na educação a distância buscam incentivar os
componentes curriculares para motivar os alunos a criarem algo concreto, chamado
de produto ou um protótipo, por exemplo. Através desses projetos, os estudantes
tendem a desenvolver habilidades técnicas, além do senso de responsabilidade
social. No curso de Fonoaudiologia Digital, o tema proposto aos alunos foi
“Fonoaudiologia e os ciclos da vida”, onde os objetivos eram: propiciar o olhar
fonoaudiológico em diferentes fases da vida dos seres humanos; vivenciar os temas
relevantes à formação profissional; e integrar os componentes curriculares
favorecendo assim o desenvolvimento de competências na área profissional
relacionadas à promoção da saúde e prevenção de doenças, desde o recémnascido ao idoso. Os alunos passaram pelas etapas de construção do conhecimento baseado na problematização, a qual tinha como problema: “Como Fonoaudiologia pode contribuir na promoção e prevenção de doenças nos diferentes ciclos da vida?”. Na sequência foram realizadas a articulação da teoria e prática, investigação cientifica até a criação do produto e distribuição do mesmo para a
comunidade, com encontros de interação aos sábados pela manhã e encontros
extraclasse entre os integrantes dos grupos, com até cinco integrantes por equipe. A
interação foi um dos grandes desafios em decorrência da migração como docente
da modalidade presencial para a modalidade digital. A interação foi, inclusive, um
dos fatores decisivos para que os alunos permanecessem na graduação, reduzindo
a evasão escolar. Por fim, foi realizada a entrega final do produto que continha a
criação de cartilhas, triagens e manuais de orientação em Fonoaudiologia para os
diferentes ciclos da vida, no evento denominado “UNIVAG Solidário”, realizado pelo
UNIVAG em outubro de 2022, com atendimento a comunidade, sendo beneficiadas
cerca de 14 famílias. Conclui-se que é notório que o professor que utilizou da
aprendizagem baseada em projetos, deve ter perfil cooperativo e dinâmico, ter
conhecimento sobre as diversas áreas de atuação e competências profissionais,
com papel é tão participativo e presente como em uma graduação presencial, porém
mais criativo e inovador, promovendo a elaboração de materiais, atividades,
pesquisas e estimulando o pensamento crítico em todo processo de aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino a distância; Professor de ensino superior; Projeto
Extensionista Integrador.

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Publicado

2023-11-24

Como Citar

Santos, W. B., & Santos, A. C. M. (2023). O PROJETO EXTENSIONISTA INTEGRADOR NA PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. COLÓQUIO UNIVAG EAD. Recuperado de https://periodicos.univag.com.br/index.php/coloquio/article/view/2390

Edição

Seção

Artigos