PESQUISA-INTERVENÇÃO: DA CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS GRUPAIS DE PREVENÇÃO AO SUÍCIDIO NO AMBIENTE ACADÊMICO
Palavras-chave:
Ambiente acadêmico, Suicídio, Neoliberalismo, Estratégias de prevençãoResumo
O ambiente acadêmico desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes e futuros profissionais. Durante a graduação, torna-se evidente a influência de diversos fatores, como os biológicos, psicológicos, culturais e sociais na modulação subjetiva do acadêmico, que ocorre por meio das relações estabelecidas em sala de aula e em atividades extracurriculares. Contudo, ao ingressar na universidade e percorrer um curso visando o mercado de trabalho, os estudantes passam por um processo de transformação individual que frequentemente os torna mais vulneráveis a conflitos e inseridos que podem levar ao sofrimento psíquico e ideações de suicídio. Sob uma perspectiva de análise inspirada em Michel Foucault, o suicídio é, neste trabalho, abordado como um dispositivo fomentado pelo neoliberalismo e seus discursos normalizadores que culpabilizam o indivíduo por suas tentativas de pôr fim ao seu sofrimento. Metodologicamente, será conduzido uma pesquisa-intervenção por meio de rodas de conversa com estudantes de Enfermagem de uma instituição de ensino superior privada de Mato Grosso. Na pesquisa-intervenção, a intervenção proposta pelo pesquisador se torna, simultaneamente, um espaço de transformação da realidade e de produção de dados. O propósito das intervenções, direcionadas aos alunos de enfermagem, é oferecer um ambiente de escuta empática, livre de estigmas e culpabilização, para aqueles que enfrentam sofrimento psíquico. Após analisar os resultados, almeja-se que as intervenções possam proporcionar uma melhor compreensão das experiências dos alunos, contribuindo para o aprimoramento do bem-estar e o desenvolvimento de estratégias coletivas para a prevenção do suicídio.