GRAU DE IMPORTÂNCIA NA COMPRA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS EM RELAÇÃO À QUALIDADE, SABOR, PREÇO, MARCA E EMBALAGEM em relação à qualidade, sabor, preço, marca e embalagem

Autores

  • Gabriela Thomaz Brandel
  • Jéssica Lohana Jardim da Penha
  • Laressa Pereira Sari
  • Marisa Luísa Hackenhaar

Resumo

Introdução: O comportamento do consumidor quando busca por um determinado alimento ficou voltado a fatores socioeconômicos, fator sociocultural, influência sociológicas, psicológicas e a compreensão dos produtos como a marca, o preço, a qualidade, sabor, embalagem e quantidade contida neles, sendo que o marketing alimentar influencia o consumidor na compra dos produtos alimentícios. Objetivo: Avaliar o grau de importância que o consumidor atribui ao produto alimentício na hora da compra. Materiais e métodos: Trata-se de estudo transversal, descritivo e quantitativo, realizado no campus do Centro Universitário de Várzea Grande-UNIVAG no município de Várzea Grande-MT. Onde foram entrevistados 286 participantes entre universitários e colaboradores de ambos os sexos para obtenção dos dados foi utilizado questionário adaptado com os quesitos “qualidade, sabor, preço, marca e embalagem”, assim para cada variável o entrevistado respondia se considerava “nenhuma importância, pouca importância, indiferente, importante ou muito importante”. Resultados: Verificou-se que a maioria dos entrevistados foram mulheres 72%, predominando 87,8% na faixa etária de 18 a 29 anos.  O sabor foi o quesito mais prevalente com 58,74% classificado como “muito importante”, destacou-se também os quesitos citados como “muito importante” a qualidade com 44,75%, e o preço com 44,41%. Conclusão: Conclui-se que os quesitos qualidade, sabor e preço foram os que mais se destacaram como “muito importante”. Desta forma o desenvolvimento desse estudo possibilitou uma melhor compreensão para avaliarmos o grau de importância que os consumidores despendem aos quesitos analisados na hora da compra dos produtos alimentícios.

Biografia do Autor

Gabriela Thomaz Brandel

Discente do curso de Nutrição do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG)

Jéssica Lohana Jardim da Penha

Discente do curso de Nutrição do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG)

Laressa Pereira Sari

Discente do curso de Nutrição do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG)

Marisa Luísa Hackenhaar

Mestre em Biociências. Docente do curso de Nutrição do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG)

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Publicado

21-10-2019

Como Citar

Brandel, G. T., Penha, J. L. J. da, Sari, L. P., & Hackenhaar, M. L. (2019). GRAU DE IMPORTÂNCIA NA COMPRA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS EM RELAÇÃO À QUALIDADE, SABOR, PREÇO, MARCA E EMBALAGEM em relação à qualidade, sabor, preço, marca e embalagem. Mostra De Trabalhos Do Curso De Nutrição Do Univag, 5. Recuperado de https://periodicos.univag.com.br/index.php/mostranutri/article/view/1319