ESTADO NUTRICIONAL E TEMPO DE INTERNAÇÃO DE IDOSOS EM UM HOSPITAL BENEFICENTE DE CUIABÁ, MT

Autores

  • Adriana de Souza Gomes
  • Leonilda Rosa Bernardo
  • Mariucha Gonçalves Montenegro
  • Bruna Souza da Silva

Resumo

Introdução: A população com idade acima de sessenta anos no Brasil está aumentando e estima-se que o percentual de idosos ultrapasse a população mais jovem nos próximos anos. O indivíduo idoso sofre alterações funcionais e anatômicas, o que é um processo natural do envelhecimento. O ambiente hospitalar é considerado um risco para a saúde do idoso, pois associado às alterações naturais da idade e comorbidades, contribui para a evolução de um quadro de desnutrição. O conjunto de deficiência de nutrientes que causam alterações na composição corporal podem aumentar o tempo de recuperação dessa população e complicar seu estado clínico, aumentando o tempo de hospitalização. É de extrema importância o diagnóstico nutricional do paciente idoso hospitalizado utilizando de avaliações específicas para esta população, a fim de minimizar as consequências da hospitalização, assim como o tempo de internação. Objetivo: Avaliar o estado nutricional e o tempo de internação de idosos hospitalizados em um hospital de Cuiabá, Mato Grosso (MT). Materiais e métodos: Trata-se de um estudo de corte transversal, do tipo quantitativo realizado em pacientes com idade igual ou maior de sessenta anos. A avaliação foi realizada nas primeiras 48 a 72 horas de internação, onde os idosos foram submetidos a uma avaliação nutricional por meio de um questionário de avaliação subjetiva (Mini Nutritional Assesment- MNA) e avaliação antropométrica para diagnóstico nutricional. Foi realizado aferição de peso, estatura, circunferência da panturrilha, assim como, circunferência do braço, altura do joelho para estimativa de peso e altura nos idosos acamados. Para verificar o tempo de internação foi realizada uma pesquisa em prontuário eletrônico. Para análise estatística foi utilizado os resultados em risco relativo, absoluto, média e desvio padrão. Resultados: Foram avaliados 248 idosos, destes 57% (n = 141) eram do sexo masculino e 43% (n= 107) do sexo feminino. A média do tempo de internação foi de 11,74± 13,73 dias. Dos pacientes avaliados pela MNA 46% estavam em risco nutricional e 32% estavam desnutridos. Pode-se observar que os pacientes com risco nutricional e desnutridos ficaram mais tempo internados em relação aos demais. Conclusão: Podemos observar que a maioria dos idosos avaliados apresentaram desnutrição e risco nutricional pela MNA e que estes permaneceram mais dias internados. O idoso pode chegar no hospital com estado nutricional já em depleção, por isso a importância de uma avaliação nutricional, no intuito recuperar e manter o estado nutricional, minimizando assim, as consequências deletérias de uma hospitalização. É de grande relevância as pesquisas na população idosa, visto o aumento desses indivíduos na sociedade e no ambiente hospitalar.

Biografia do Autor

Adriana de Souza Gomes

Discente do Curso de Nutrição do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG)

Leonilda Rosa Bernardo

Discente do Curso de Nutrição do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG)

Mariucha Gonçalves Montenegro

Discente do Curso de Nutrição do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG)

Bruna Souza da Silva

Especialização em administração hospitalar. Mestranda em Ciências da Saúde. Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG)

Downloads

Publicado

21-10-2019

Como Citar

Gomes, A. de S., Bernardo, L. R., Montenegro, M. G., & Silva, B. S. da. (2019). ESTADO NUTRICIONAL E TEMPO DE INTERNAÇÃO DE IDOSOS EM UM HOSPITAL BENEFICENTE DE CUIABÁ, MT. Mostra De Trabalhos Do Curso De Nutrição Do Univag, 5. Recuperado de https://periodicos.univag.com.br/index.php/mostranutri/article/view/1323