HAMBÚRGUER VEGETARIANO COM MANDIOCA: COMPARAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL COM PRODUTOS SIMILARES COMERCIALIZADOS NOS MUNICÍPIOS DE CUIABÁ E VÁRZEA GRANDE– MT
Resumo
O mercado de produtos vegetarianos cresce 40% ao ano. No Brasil, cerca de 5 milhões de pessoas já praticam o hábito . Estes números retratam uma tendência mundial na busca por novos procedimentos alimentares, marcada por fatores culturais, sociais, religiosas e mercadológicas. Abre-se, assim, um mercado crescente, ainda pouco explorado, rico em possibilidades devido a numerosa oferta de alimentos vegetais pela natureza e com considerável potencial para a economia. Objetivo: Desenvolver um produto alimentício vegetariano tipo hambúrguer com mandioca e comparar sua composição centesimal com produtos similares já disponíveis no mercado por meio da análise de informação nutricional. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo comparativo entre um novo produto tipo hambúrguer vegetariano preparado com mandioca e amostras de produtos similares já industrializados e comercializados nas cidades de Cuiabá/Mt e Várzea Grande/Mt, via análise de rotulagem. A elaboração do novo produto foi realizada na cozinha experimental da UNIVAG. Resultados: Elaborou-se um estudo comparativo por meio de uma pesquisa experimental de abordagem qualitativa realizada em um centro universitário, onde foi elaborado um novo produto tipo hambúrguer vegetariano com mandioca. O produto teve sua composição química calculada utilizando dados de Tabela de Composição (TACO) e, em seguida, foi comparado com os alimentos industrializados similares e já comercializados nas cidades de Cuiabá/Mt e Várzea Grande/Mt. Conclusão: Ao final da pesquisa, obtivemos um produto com boas características nutricionais atraentes ao público em geral, o que o torna um alimento economicamente viável.