PERFIL SOCIOECONÔMICO E A INFLUÊNCIA DO MARKETING ALIMENTAR NOS HÁBITOS ALIMENTARES DE MULHERES ADULTAS
Resumo
Introdução: O marketing visa alcançar tanto metas empresariais quanto uma comunicação direta com o consumidor, sendo uma ferramenta para captar atenção de forma consciente ou inconscientemente. A indústria alimentícia usa estratégias como o design chamativo de embalagens e o marketing digital para influenciar o comportamento do consumidor, se utilizando de algoritmos e técnicas como o priming para personalizar seus anúncios e potencializar o impacto das escolhas alimentares. Essa influência é amplificada por fatores ambientais, econômicos, políticos e socioculturais, que moldam as decisões de compra do consumidor. Embora o marketing possa incentivar o consumo de alimentos com baixa qualidade nutricional, também pode promover hábitos saudáveis, a depender da forma como é abordado. Objetivo: Analisar como o marketing alimentar, em suas diversas abordagens, influência nas escolhas alimentares e os hábitos alimentares de mulheres adultas, considerando também o seu perfil socioeconômico. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo transversal com 85 mulheres entre 18 e 59 anos em Cuiabá e Várzea Grande - MT. Foi aplicado um questionário eletrônico enviado de forma aleatória pela rede de contato dos pesquisadores. Tal instrumento leva em consideração fatores socioeconômicos, incidência do marketing e hábitos alimentares, dados antropométricos (peso e estatura autorrelatados). Os dados foram tabulados e analisados em frequência relativa e absoluta no Software Microsoft Excel, versão 2024. Resultados: O perfil socioeconômico da amostra, como renda fixa e o nível educacional, influência nas escolhas alimentares e no tipo de estratégias de marketing que serão expostas. Observou-se que 50,6% se encontram com excesso de peso, destacando a importância de campanhas que promovam um estilo de vida com escolhas mais saudáveis. Entre os fatores de maior influência nas escolhas alimentares estão aspectos como idade, condições econômicas e motivação. A exposição frequente a comerciais e redes sociais ligadas a alimentos (54,1%) e a suscetibilidade emocional (76,5%) também impactam as escolhas, demonstrando a influência emocional sobre o consumo alimentar e a importância do marketing direcionado. Conclusão: O marketing influência nos hábitos alimentares de mulheres adultas, demonstrando impactos positivos e negativos. Alguns participantes compreendem o marketing como sendo benéfico e com capacidade de promover a conscientização sobre escolhas saudáveis, enquanto outras veem um incentivo ao consumo de alimentos com baixas propriedades nutricionais. Estratégias digitais personalizadas, baseadas em algoritmos, destacam essa duplicidade e reforça a necessidade de regulamentação para direcionar os efeitos do marketing a algo benéfico à saúde. Por fim, fatores emocionais frequentemente sobrepõem-se à racionalidade nas escolhas alimentares, ressaltando a importância de campanhas educativas para promover escolhas mais saudáveis.
Palavras-chave: Influência; Marketing Alimentar; Perfil Socioeconômico; Hábitos Alimentares. Mulheres