VISITA DOMICILIAR NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS INTERPROFISSIONAIS EM NUTRIÇÃO NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE, MT

Autores

  • Ana Paula Campos
  • Helena de Oliveira e Silva
  • Isabela Galvão Okamura Ames
  • Naira Follman
  • Marina Satie Taki

Resumo

Introdução: As práticas interpessoais no campo da Nutrição são fundamentais para a formação de profissionais sensíveis às realidades sociais e capazes de atuar de forma ética e empática. Este trabalho relata uma atividade prática realizada com uma família em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com o objetivo de compreender seus hábitos alimentares, identificar dificuldades relacionadas ao acesso a alimentos saudáveis e propor orientações nutricionais acessíveis e adaptadas à sua realidade. Objetivo: Orientar, por meio de educação nutricional ativa, quanto à informações sobre alimentação saudável, acessível e sustentável à família acompanhada visando auxiliar no tratamento das comodidades encontradas através, também, de relações interprofissionais entre os estudantes de nutrição, professora, agente de saúde, médico, enfermeira, agentes comunitários de saúde e a família visitada. Métodos: A atividade foi realizada durante a matéria de Práticas Interprofissionais em Saúde com à família da Dona Creuza. A partir de uma visita domiciliar e escuta qualificada, foi feito uma anamnese e ao identificar as necessidades clínicas e sociais da paciente através de tal diagnóstico situacional e de montagens de ecomapa, genograma, além de discussão interprofissional acerca dos aspectos encontrados foi construído um plano terapêutico singular, que possibilitou a elaboração de um plano de ação educativo por parte dos acadêmicos de Nutrição. A intervenção ocorreu em uma visita única, devido a problemas de saúde da agente de saúde. Resultados: De acordo com o que foi observado no ecomapa e genograma, percebemos que o perfil da família é de baixa renda, com quantidade de doenças crônicas não transmissíveis consideráveis, como a diabetes e hipertensão, presentes em quase todos os membros da casa. A intervenção foi bem-sucedida e alcançou os objetivos propostos, promovendo um momento significativo de troca de saberes e valorização da educação nutricional como ferramenta de cuidado. Para isso, utilizou-se uma abordagem acessível, com apoio de um e-book contendo receitas, informações nutricionais e estratégias de reaproveitamento, além de uma lista de compras adaptada e sementes de hortaliças para incentivo ao cultivo doméstico. A avaliação da ação considerou a participação ativa da família e o retorno verbal imediato da família. Considerações finais: A entrega de sementes foi bem acolhida, incentivando o cultivo doméstico e a autonomia alimentar. O material também poderá ser usado em ações educativas futuras, fortalecendo o vínculo entre profissionais e comunidade. As práticas interprofissionais promoveram um cuidado integral e humanizado, com impacto positivo para a família atendida. Para os estudantes de Nutrição, a vivência contribuiu para o desenvolvimento de empatia, trabalho em equipe e uma formação mais crítica e comprometida com a realidade social.

Palavras chave: Educação nutricional; Saúde coletiva; Projeto Terapêutico Singular (PTS); Aproveitamento integral dos alimentos; Cultivo doméstico Projeto.

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Publicado

10-07-2025

Como Citar

Campos, A. P., Silva, H. de O. e, Ames, I. G. O., Follman, N., & Taki, M. S. (2025). VISITA DOMICILIAR NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS INTERPROFISSIONAIS EM NUTRIÇÃO NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE, MT. Mostra De Trabalhos Do Curso De Nutrição Do Univag, 16. Recuperado de https://periodicos.univag.com.br/index.php/mostranutri/article/view/3003