VOCÊ SE SENTE PRESSIONADO? FATORES QUE AFETAM A CONCENTRAÇÃO DOS ESTUDANTES NO ENSINO DA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Bruno Henrique Almeida Silva
  • Gabriel Thomas Correia Scatolin
  • Julia Klein Rodrigues
  • Rafaela Dias Rodrigues
  • Raphael Nunes Silva
  • Maisa Nagano Moro Machado

Palavras-chave:

Pressão, Concentração, Estudantes, Ensino da Matemática, Ensino médio, Fatores

Resumo

Este trabalho, busca evidenciar fatores que afetam a concentração dos estudantes no ensino de Matemática no ensino médio. Essa por sua vez, é uma disciplina fundamental para o desenvolvimento estudantil, profissional e humano pois entende-se que o processo de aprendizagem influência em diversos níveis da vida humana, porém muitos alunos enfrentam desafios para manter-se concentrados, visto que, demanda alguns critérios para à efetivação do aproveitamento do momento de estudo, para que o processo seja significativo e que interesse na disciplina projete conhecimento para a difusão de novos saberes. Entretanto, a pressão social, o medo do fracasso e a falta de motivação são questões recorrentes que podem prejudicar o itinerário formativo que deve ser consolidado a cada fase da educação formal. Portanto, compreender esses fatores e suas implicações é crucial para melhorar as estratégias educacionais, visto que, hoje há um intenso investimento em diálogos para que essas novas metodologias sejam implementadas e efetivamente propiciem a elevação dos níveis educacionais que são medidos por diversas avaliações tais como, SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e PISA (Programa Internacional de Avaliação de estudantes.

Downloads

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Silva, B. H. A., Scatolin, G. T. C., Rodrigues, J. K., Rodrigues, R. D., Silva, R. N., & Machado, M. N. M. (2023). VOCÊ SE SENTE PRESSIONADO? FATORES QUE AFETAM A CONCENTRAÇÃO DOS ESTUDANTES NO ENSINO DA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. Anais Da Motivando: Feira De Inovação E Ciências Do Univag, (03). Recuperado de https://periodicos.univag.com.br/index.php/motivando/article/view/2371