MÍDIAS SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA NA SAÚDE DA MULHER
Resumo
Introdução: Este relato apresenta a experiência do Projeto de Intervenção: “Mídias sociais como estratégia de educação individual e coletiva na saúde da mulher, para a equipe de saúde da família”. Nesse contexto, os acadêmicos de medicina realizaram orientações educativas acerca de temas pertinentes a saúde da mulher como a importância da realização do exame colpocitológico, do exame clínico das mamas, da mamografia e do pré-natal, a fim de multiplicar e ampliar a rede de informações entre a equipe de saúde e a população. Nesse sentido, a realização de promoção, prevenção e educação em saúde a Saúde da Mulher se faz necessária para realizar antecipadamente possíveis diagnósticos de alterações que podem acometê-las, como câncer de colo uterino e câncer de mama, os quais estão entre os mais incidentes na população feminina. Sendo assim, o uso das ferramentas digitais nas ações de saúde proporcionou uma melhoria no atendimento e interação da equipe de saúde, uma vez que foi possível facilitar a explicação sobre a necessidade de procurar a equipe médica para realização dos exames citados anteriormente, aprimorando e estendendo essa rede de informações, haja vista que os cartões digitais usados funcionam como lembrete para que as mulheres façam os seus exames para prevenção do câncer corriqueiramente, além de alertar sobre as infecções sexualmente transmitidas e dos métodos contraceptivos disponíveis no Sistema Único de Saúde. Descrição: O projeto de intervenção realizado pelos discentes do curso de Medicina foi executado a partir da interação entre os alunos e a equipe de saúde, e está com a população adscrita da Unidade Básica de Saúde, por meio do meio da plataforma de comunicação WhatsApp, em que os estudantes puderam compartilhar cartões e panfletos digitais e vídeos explicativos sobre os temas pertinentes à saúde da mulher. A partir disto, foi possível elucidar para a equipe como utilizar os materiais disponíveis e como esta ação impactaria no dia a dia da população, reforçando a necessidade e a importância desses panfletos chegarem até as mulheres residentes do bairro abrangido, a fim de promover à saúde seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde. Considerações finais: Por fim, pode-se dizer que durante a apresentação do projeto, demonstração e compartilhamento dos cartões digitais a equipe se mostrou bastante entusiasmada com o material e com a facilidade de enviá-los, além de perceberem a efetividade do projeto, uma vez que podem reenviar quantas vezes necessárias durante todo o ano e, principalmente, em meses importantes como Outubro Rosa fortalecendo ainda mais tal campanha. Sendo assim, destaca-se a importância da utilização das mídias sociais como ferramenta de comunicação entre a equipe de saúde e a população, com a finalidade de divulgar informações através do WhatsApp de forma simples, educativa e interativa, de modo a alcançar sempre o maior número de mulheres realizando assim promoção e prevenção de saúde. Palavras-Chave: Mídias Sociais, Saúde da Mulher, Educação em SaúdeDownloads
Publicado
29-11-2022
Como Citar
Siqueira, S. da C. F., & Silva, F. A. (2022). MÍDIAS SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA NA SAÚDE DA MULHER. Anais Da Mostra Científica Do Programa De Interação Comunitária Do Curso De Medicina, 5. Recuperado de https://periodicos.univag.com.br/index.php/picmed/article/view/2106