A UTILIZAÇÃO DO GENOGRAMA E ECOMAPA NO DESENVOLVIMENTO DO ACADÊMICO DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Edson David Ruas Araújo
  • Geovana Gabriela Ramos Pereira Leite
  • Laís Edwirges Rosa Beserra
  • Luís Renato Lins Braz
  • Mariana Roberta Cardoso Barbosa

Resumo

Introdução: O Programa de Integração Comunitária (PIC) desenvolve suas atividades na atenção primária à saúde, com ações voltadas para a saúde da família e da comunidade. Utiliza estratégias que oportunizam ao acadêmico de medicina o contato com ferramentas de abordagem familiar, tais como genograma e ecomapa, possibilitando um amplo conhecimento do indivíduo, sua família e o meio em que está inserido. Nesse viés, no decorrer deste estudo, será apresentada a sintetização das percepções individuais obtidas durante a experiência vivenciada nas aulas práticas do PIC, correlacionando a importância do genograma e do ecomapa no desenvolvimento acadêmico. Diante disso, a intenção é relatar a experiência dos acadêmicos de medicina da etapa 1 na utilização do genograma e do ecomapa, evidenciando sua aplicabilidade na construção acadêmica direcionada à formação humanizada do profissional em desenvolvimento, com foco na melhoria da relação médico-paciente. Descrição: Este relato de experiência foi baseado nas atividades práticas desenvolvidas na Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Fortaleza, na cidade de Cuiabá, as quais foram realizadas, pelo grupo com visitas domiciliares, sob a supervisão da preceptora com o auxílio da Agente Comunitária de Saúde (ACS). Nesse contexto, foi possível coletar os dados pertinentes para a construção do genograma e do ecomapa de uma usuária e sua família,, com informações acerca dos processos de adoecimento hereditários, núcleos de cuidado familiar, inter-relação entre os moradores e seu círculo social e, com isso, proporcionou-se uma visão mais ampla sobre a abordagem humanizada no direcionamento da entrevista, através da adequação do diálogo à informalidade do ambiente domiciliar. Considerações Finais: O processo de construção do genograma e do ecomapa possibilitou benefícios de aprendizado aos discentes, visto que condensou os conhecimentos sobre o funcionamento da visita domiciliar e a realização da triagem das informações fornecidas pela família em questão, a fim de amplificar a qualidade do atendimento de acordo com as necessidades individuais do grupo familiar referido, aplicando, assim, os princípios do programa de integração comunitária. Palavras-chaves: Visita domiciliar; Coleta de dados e humanização da assistência.

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Publicado

2022-11-29

Como Citar

Araújo, E. D. R., Leite, G. G. R. P., Beserra, L. E. R., Braz, L. R. L., & Barbosa, M. R. C. (2022). A UTILIZAÇÃO DO GENOGRAMA E ECOMAPA NO DESENVOLVIMENTO DO ACADÊMICO DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais Da Mostra Científica Do Programa De Interação Comunitária Do Curso De Medicina, 5. Recuperado de https://periodicos.univag.com.br/index.php/picmed/article/view/2117