PROJETO DE INTERVENÇÃO NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA: CONTRIBUIÇÕES DA SUPERVISÃO DE ENFERMAGEM – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: O Projeto de Intervenção - PI é um requisito curricular proposto, desde o primeiro semestre, na disciplina do Programa de Interação Comunitária – PIC e materializa-se durante estágio na Atenção Básica dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande - MT. Sob a supervisão de Professores enfermeiros, os acadêmicos de medicina são exortados a tornarem-se protagonistas durante o processo de aprendizagem, frente a detecção dos determinantes de saúde, com vistas à transformação da realidade individual e/ou coletiva encontrada. Este relato visa, discorrer sobre a experiência dos docentes enfermeiros, na utilização da ferramenta educacional, Projeto de Intervenção, durante a graduação de medicina. Descrição: Sob a supervisão de docentes enfermeiros, os acadêmicos inseridos nas Unidades de Saúde da Família (USF), devem inteirar-se da realidade vivida por profissionais e usuários do SUS, bem como, contextualizar aspectos relacionados a organização das Redes de Atenção à Saúde do município, no decorrer de cada semestre. Por serem profissionais com expertise em saúde pública, os professores de enfermagem, conseguem atender as demandas de conhecimento técnico-cientifico dos alunos, também em etapas iniciais. A inclusão da perspectiva pedagógica do docente enfermeiro, sob a formação do acadêmico de medicina na Atenção Básica, ocorre através da materialização das ações em saúde sob a ótica do PI. Tal ação, tem contribuído para percepção do aluno sobre a realidade do sistema de saúde pública local. Além disso, conseguimos observar que o PI pensado e executado pelos alunos, sob a supervisão do professor enfermeiro contribuiu não apenas para a reflexão crítica dos alunos acerca dos entraves do sistema, mas a elaboração de soluções criativas frente aos problemas encontrados; fortalecimento da relação médico paciente com enfoque no cuidado humanizado e valorização das relações interprofissionais. Considerações Finais: A supervisão do professor enfermeiro durante a construção do PI potencializa a prática médica clínica humanizada, exigindo dos estudantes o desenvolvimento de novas competências e habilidades, contribuindo para a formação de vínculo entre alunos, comunidade e equipe de saúde. Palavras-chave: Educação de Graduação em Medicina; Docentes de Enfermagem; Atenção Primária à Saúde.Downloads
Publicado
29-11-2022
Como Citar
Tassinari, J. R. L., Pommer, L., & Barbosa, M. R. C. (2022). PROJETO DE INTERVENÇÃO NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA: CONTRIBUIÇÕES DA SUPERVISÃO DE ENFERMAGEM – RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais Da Mostra Científica Do Programa De Interação Comunitária Do Curso De Medicina, 5. Recuperado de https://periodicos.univag.com.br/index.php/picmed/article/view/2162