EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES EM ESCOLA MUNICIPAL DE CUIABÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Os adolescentes, aqueles na faixa etária de 10 a 19 anos, estão entre os grupos de importância dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI), devido à alta sucetibilidade de doenças infecciosas que podem ser evitadas pela vacinação. Por essa
razão, foi elaborada uma palestra no âmbito de um colégio municipal, direcionada para os pais e alunos presentes, com o intuito de abordar cuidadosamente o esquema de imunização durante o período da adolescência. Tendo o propósito de conscientizar e esclarecer possíveis dúvidas acerca das vacinas instituídas pelo calendário do Ministério da Saúde, destacando as vacinas de HPV, DT, Febre Amarela e ACWY. Ademais, o presente estudo utilizou da ferramenta de educação em saúde para potencializar a adesão à vacinação entre os adolescentes, de modo a tornar esse tema um conhecimento adquirido por toda a comunidade, uma vez que a imunização representa a forma mais eficaz de proteção contra selecionadas patologias e quando essa está devidamente alcançada na sociedade, a responsabilidade coletiva no cuidado com a saúde está garantida. Descrição: Este relato descreve uma experiência realizada por acadêmicos do curso de medicina da UNIVAG, que participam do Programa de Interação Comunitária (PIC) na Etapa IV. A ação foi uma palestra focada na educação em saúde acerca da importância da vacinação em adolescentes, realizada no período noturno em junho de 2023, e foi direcionada aos alunos da ECIMC Dejani Ribeiro de Campos, situada no bairro Jardim Vitória, Cuiabá, Mato Grosso. Estrategicamente programada no mesmo dia de uma reunião agendada com pais e responsáveis, os estudantes de medicina usufruiram da oportunidade do grande número de participantes, cerca de 100 pessoas, para perpassar informações e conhecimento sobre a importância da adesão às vacinas na faixa etária juvenil, de modo a tentar melhorar a situação de baixa demanda de vacinação entre a população atendida pela Unidade Básica de Saúde. Como elemento introdutório, foi apresentado um vídeo impactante, em forma de ficção engajada, sobre as consequências do estigma relacionado à vacinação, destacando o caso de uma mulher que se tornou paraplégicadevido à não imunização contra a doença da oliomielite, esta ofertada pelo Sistema Único de Saúde para crianças. A seguir, dando continuidade à apresentação, por meio de slides, o calendário vacinal foi didaticamente explicado, elucidando as vacinas e suas particularidades, como doses e as doenças as quais protegem. Além disso, foi enfatizado as principais dúvidas existentes relacionadas a todo o processo de vacinação. A eficácia dessa abordagem educativa e de conscientização revelou-se pela adesão notável à proposta, evidenciada pelo expressivo número de pessoas que manifestaram interesse e assinaram o documento de intenção para a vacinação. Considerações Finais: Essa experiência ressalta não apenas a importância da educação em saúde, como também o impacto positivo que iniciativas locais podem ter na promoção da imunização e na construção de comunidades mais saudáveis. A estratégia de aproveitar a reunião previamente marcada com os pais demonstrou sensibilidade à realidade local, buscando reverter o cenário vacinal presente no bairro. A resposta positiva da comunidade, evidenciada pela adesão e assinatura do documento de intenção para a vacinação, ressalta o potencial transformador das ações educativas no âmbito da saúde comunitária, visto que quem recebeu esse conhecimento se torna disseminador de informações modificadoras socialmente.
Palavras-chave: Educação em saúde; Vacinação; Adolescente.