USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PRÁTICAS EDUCATIVAS E UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS ORGANIZACIONAIS

Autores

  • Adyman Auxiliadora de Almeida Procópio
  • Alice Candido Tirloni
  • Ana Cecília Dapper
  • Augusto Henrique Possamay
  • Jade Silva Mattos
  • Jhessica Karoline Flores
  • Gislaine Rodrigues de Campos

Resumo

O uso irracional de medicamentos representa uma preocupação, visto que vem aumentando no Brasil e no mundo. Atualmente, é evidente que muitos medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos inadequadamente, e maioria dos pacientes fazem uso dos mesmos de forma incorreta, o que acarreta riscos à saúde. Dessa forma a abordagem sobre o uso irracional de medicamentos teve como objetivo a conscientização e o amparo da população idosa quanto a administração dos fármacos. Descrição: Efetuar a implementação de um sistema de organização medicamentosa, materializado por um cronograma dividido em cores e refeições do dia, voltado para a população idosa da USF Construmat – Várzea Grande/MT e apresentar experiência praticada em forma de realização de atividades de educação em saúde, do tipo roda de conversa, tanto com a  equipe multiprofissional quanto com a população adscrita. Trata-se de um projeto idealizado e efetivado pelos acadêmicos de medicina do primeiro semestre do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), orientados pela professora da disciplina Programa Extensionista Integrador (PEI), na etapa 1. Inicialmente os estudantes de medicina juntamente com a preceptora se apresentaram para equipe de saúde e a atividade foi voltada para a educação em saúde através da comunicação oral realizadas na USF Construmat, para os 12 integrantes da equipe de saúde da unidade, aproximadamente 20 adultos jovens e 30 idosos da comunidade. Deste modo, foi realizada a confecção, montagem e entrega de kits para a equipe de saúde com a ferramenta de organização medicamentosa, contendo o cronograma de fármacos e um estoque de adesivos coloridos para serem colados em associação ao horário de tomada do remédio para os pacientes que aderirem ao projeto. Para a população foram distribuídos os kits com os cronogramas de medicamentos e também a efetuação da colagem dos adesivos para aqueles que levaram seus medicamentos até a unidade no dia D realizado pelos acadêmicos. Considerações finais: Ao final da ação, por meio da concordância da população e da equipe multidisciplinar da UBS, o desenvolvimento dessas atividades educativas de caráter público alcançará o uso racional dos medicamentos e, consequentemente, a redução dos efeitos colaterais apresentados pelo do seu uso indiscriminado. Portanto, essa abordagem é muito eficiente no controle do uso desordenado de medicamentos pelas pessoas cadastradas na Unidade de Saúde da Construmat, informando e capacitando esses usuários de maneira facilitada e didática. Dessemodo, tornando esse projeto pertinente dada sua evidente aplicabilidade, visto seu baixo custo e contribuição de toda equipe multidisciplinar para orientação continuada dos indivíduos alvos desse projeto. 

Palavras-chave: Uso racional de medicamentos. Educação em saúde. Conduta do Tratamento Medicamentoso.

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Publicado

16-08-2024

Como Citar

Procópio, A. A. de A., Tirloni, A. C., Dapper, A. C., Possamay, A. H., Mattos, J. S., Flores, J. K., & Campos, G. R. de. (2024). USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PRÁTICAS EDUCATIVAS E UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS ORGANIZACIONAIS. Anais Da Mostra Científica Do Programa De Interação Comunitária Do Curso De Medicina, 6. Recuperado de https://periodicos.univag.com.br/index.php/picmed/article/view/2613