NOVEMBRO ALÉM DO AZUL
Resumo
Desde as primeiras campanhas, há mais de dez anos, o “Novembro Azul” é fortemente reconhecido pelo sucesso em seu objetivo de conscientizar a população masculina na faixa etária de risco para a prevenção ao câncer de próstata. Não obstante, observa-se uma lacuna etária que apresenta baixa adesão à campanha por não compor o grupo de risco para o câncer de próstata. Cientes desse hiato, obtivemos nosso mote: valer-se da campanha do novembro azul para alcançar uma população masculina ainda maior, abordando temas que vão além do câncer de próstata. Durante nossas triagens na ESF Maria Galdina da Silva, no bairro Vila Arthur em Várzeae Grande, foi possível evidenciar dois importantes cenários que, por fim, caracterizaram nossa ação. Foram esses, a alta incidência de IST’s e a baixa frequência à ESF de homens trabalhadores formais. Enxergando toda essa cena e considerações acima, decidimos intervir em ação local, indo nós ao encontro da população masculina trabalhadora do bairro, de modo a promover conscientização sobre as principais IST’s e o câncer de próstata. Descrição: Para possibilitar a ação, no dia 08/11/2023 visitamos no bairro uma indústria do ramo de metalurgia (SVG Metalúrgica), que tem seu quadro de funcionários majoritariamente formado por homens entre 18 e 65 anos, e, durante toda a manhã, promovemos para mais de 80 homens trabalhadores, palestras educativas e conscientizadoras sobre as principais IST’s e câncer de próstata. Ademais, oportunizamos a realização de 37 testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, tais como HIV, HPV, Hepatite B e Sífilis. Considerações Finais: A experiência pode indicar aspectos importante da saúde comunitária quanto a abordagem ao público masculino trabalhador. A princípio, a necessidade de um horário alternativo ou estendido, além do comercial, para atendimento desta população, pois, este motivo foi o principal apresentado para a baixa frequência à ESF local. Vimos também o, ainda existente, forte estigma a respeito dos exames de triagem e diagnóstico para câncer de próstata, bem como o temor às IST’s pela população mais jovem, já não tão evidenciado nos trabalhadores mais velhos. Por fim, foi notória a percepção que, havendo disponibilidade, a população alvo desta ação procura o atendimento de saúde necessário, visto que menos da metade dos homens presentes realizaram os testes rápidos por já possuir exames recentes a respeito de IST, uma vez que a empresa anfitriã fornece plano de saúde aos funcionários que assim desejarem.
Palavras-chave: Novembro Azul;. Câncer de Próstata; IST; Saúde do Trabalhador; Saúde do Homem.