SIMULAÇĀO DE RISCOS ERGONÔMICOS E JOGO DOS SETE ERROS NA CLÍNICA INTEGRADA: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Roselma Marcele da Silva Alexandre Kawakami
  • Ana Vitória Martinelli
  • Ariadiny de Melo Maycá
  • Emanuela Maria Silva Vieira
  • Francinny Fernandes Moreira
  • Mariana Gonzalez Rodrigues
  • Mariana Souza dos Santos
  • Elaine Gonçalves Ferreira

Resumo

Introdução: Os riscos ocupacionais são situações ou condições no ambiente de trabalho que podem causar danos à saúde dos trabalhadores. Esses riscos podem ser classificados em diferentes categorias, como físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e psicossociais. Na Clínica Integrada, o risco ergonômico foi o mais apontado durante as atividades extensionistas. Nessa perspectiva, a capacidade de detectar riscos ergonômicos é essencial para transformar práticas no ambiente de trabalho, garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, evitando acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Esse contexto, evidencia a necessidade da ergonomia, uma ciência que procura aplicar teorias, princípios, dados e métodos para a otimização do bem-estar do ser humano, e para melhorar o desenvolvimento do trabalho. Objetivo: Relatar a experiência da simulação de riscos ergonômicos e jogo dos sete erros para os colaboradores da clínica integrada. Método: Relato de experiência da extensão universitária, vivenciado pelas acadêmicas de medicina da etapa 4 que cursam o Programa Extensionista Integrador no Univag. A experiência ocorreu na Clínica Integrada no dia 09 de outubro no período vespertino. A proposta foi desenvolvida por meio de simulação de riscos ergonômicos na sala de avaliação I e jogo dos sete erros na sala de motivação. A dinâmica foi realizada dividindo os 18 trabalhadores presentes em dois grandes grupos compostos por 10 e 8 pessoas, que foram subdivididos em  grupos de 5 e outros de 4 pessoas, respectivamente. Após as atividades os riscos foram explicados, sanadas as dúvidas e realizado um debriefing. Essas atividades são ferramentas eficazes para promover identificação e discussão sobre riscos ocupacionais. Descrição: Participaram da atividade educativa 18 colaboradores da Clínica Integrada, a escolha da simulação de riscos ergonômicos e o uso do Jogo dos Sete Erros engajaram os participantes na análise crítica das condições de trabalho, sendo a diferença de um ponto entre os grupos participantes, acertando a maioria dos itens avaliados. A atividade não apenas capacita os profissionais a reconhecerem situações de risco, mas também os incentiva a implementar mudanças significativas em suas rotinas, sendo evidenciada pelas pessoas identificando que ainda mantém posturas inadequadas no trabalho. De maneira geral a atividade possibilitou trabalho em equipe, conhecimento, interação, alegria, pois foi dinâmica, trouxe sorrisos e um ambiente descontraído, as pessoas afirmaram gostar da atividade e conseguiram detectar os erros, deste modo foi possível correlacionar com os conhecimentos aprendidos em outra atividade chamada diálogo de segurança sobre ergonomia. Já para as acadêmicas, a experiência dessa extensão permitiu conhecer sobre ergonomia e aplicar o conhecimento por meio de metodologias ativas. Ao final foi distribuída à equipe vencedora uma planta chamada suculenta e feito uma analogia sobre os cuidados em saúde, referindo a importância de transformar os ambientes de risco para ambientes seguros, que promovem qualidade de vida. Considerações finais: A extensão universitária, foi uma iniciativa que fomentou um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, demonstrando ações fundamentais para a melhoria contínua das práticas ergonômicas, possibilitando aprendizagem significativa para acadêmicos e colaboradores participantes.

 Palavras-chave: Risco ergonômico; Segurança no trabalho; Extensão Universitária.

Downloads

Publicado

28-11-2024

Como Citar

Kawakami, R. M. da S. A., Martinelli, A. V., Maycá, A. de M., Vieira, E. M. S., Moreira, F. F., Rodrigues, M. G., … Ferreira, E. G. (2024). SIMULAÇĀO DE RISCOS ERGONÔMICOS E JOGO DOS SETE ERROS NA CLÍNICA INTEGRADA: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Anais Da Mostra Científica Do Programa De Interação Comunitária Do Curso De Medicina, 7. Recuperado de https://periodicos.univag.com.br/index.php/picmed/article/view/2791