ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL VERSUS A INDUSTRIALIZADA: A CONSCIENTIZAÇÃO COMEÇA COM OS PEQUENOS

Autores

  • Ana Cecília Dapper
  • Adyman Auxiliadora de Almeida Procópio
  • Ana Beatriz Sagarossa Guerreiro
  • Augusto Henrique Possamay
  • Jhessica Karoline Flores
  • Thais Guolo Martelli
  • Lívia Manhani Grisante de Azevedo

Resumo

Introdução: A alimentação durante o período da infância é um evento que contribui para o desenvolvimento e crescimento infantil, assim como precede a formação de hábitos alimentares saudáveis, que podem se manter na vida adulta. O ambiente alimentar de cada indivíduo é diferente, por isso, é de extrema importância que o cenário escolar tente, ao máximo, homogeneizar a alimentação das crianças, fornecendo nutrição e auxiliando na prevenção de doenças crônicas como a obesidade. No Brasil, a regulamentação da alimentação nas escolas públicas é feita pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, que garante o acesso de refeições saudáveis e estabelece diretrizes para a educação alimentar nas escolas 1. Dessa forma, a aplicação desse programa ajuda no combate à ocorrência da dupla carga da má nutrição, que se resume a presença de desnutrição crônica e à deficiência de nutrientes essenciais, que potencializa os índices de obesidade infantil 3. Portanto, esse relato tem como finalidade apresentar a experiência que os acadêmicos de medicina da quarta etapa tiveram com os estudantes da EMEB Antônio Joaquim de Arruda acerca da importância da alimentação saudável para um crescimento longevo e uma saúde preservada. Descrição: Foi realizada uma educação em saúde em forma de roda de conversa nas 11 salas de aula com crianças de quatro a oito anos de idade do período vespertino, explicando a importância de aderirem uma alimentação saudável e o tão prejudicial é o consumo exagerado dos produtos industrializados. Os acadêmicos levaram duas bandejas contendo alimentos naturais in natura como frutas e legumes e na outra, alimentos processados como refrigerantes, doces, salgadinhos e bolachas. As crianças conseguiam entender e observar a diferença entre os alimentos, tanto que a participação deles foi intensa com perguntas aos acadêmicos. Considerações finais: A roda de conversa teve como objetivo principal o esclarecimento para as crianças na distinção entre alimentos saudáveis e não saudáveis, ressaltando que a frequência com que um alimento é consumido exerce um papel diferenciador entre essas duas categorias. Com isso, a visualização dos alimentos despertou nas crianças uma participação ativa no processo de aprendizagem, a partir do relato de suas experiências com a alimentação em casa, bem como a curiosidade.

Palavras-chave: Educação em Saúde; Criança; Alimentação saudável.

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Publicado

28-11-2024

Como Citar

Dapper, A. C., Procópio, A. A. de A., Guerreiro, A. B. S., Possamay, A. H., Flores, J. K., Martelli, T. G., & Azevedo, L. M. G. de. (2024). ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL VERSUS A INDUSTRIALIZADA: A CONSCIENTIZAÇÃO COMEÇA COM OS PEQUENOS. Anais Da Mostra Científica Do Programa De Interação Comunitária Do Curso De Medicina, 7. Recuperado de https://periodicos.univag.com.br/index.php/picmed/article/view/2803