RELATO DE CASO: AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE CRIANÇAS EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ana Clara Tavares
  • Bruna Medeiros Gomes
  • Estefani Melchior da Silva
  • Jessica de Brito Barroso
  • Matheus de Souza Ribeiro
  • Paula de Aguiar Pires
  • Taísa Guimarães de Souza

Resumo

Introdução: A alimentação e a nutrição são pilares essenciais para a promoção e proteção da saúde, especialmente na infância. No caso das crianças, além dos fatores nutricionais, devem-se considerar aspectos genéticos, socioeconômicos, culturais, étnicos e outros determinantes que influenciam suas necessidades nutricionais, com o propósito de avaliar os dados antropométricos de crianças matriculadas em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Várzea Grande, MT. Descrição: Este trabalho se configura como um relato de experiência, resultado das atividades realizadas no âmbito da disciplina "Programa Extensionistas Integrador – PEI". Durante o mês de setembro de 2024, utilizou-se a metodologia da problematização, segundo o Arco de Maguerez. A partir da observação da realidade, foi realizada uma avaliação antropométrica das crianças atendidas pelo CMEI. No total, 63 crianças, com idades entre dois e quatro anos, foram pesadas, medidas, e tiveram o índice de massa corporal (IMC) calculado. Todas as crianças frequentavam a escola em período integral, realizando quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche e jantar). Desse modo, a observação dos dados revelou que 27% das crianças apresentavam excesso de peso, com sobrepeso ou obesidade, segundo o cálculo do IMC. Ao comparar os resultados com uma avaliação realizada três meses antes em 26 dessas crianças, observou-se que 84% delas ganharam mais de 1 kg nesse período, um aumento de peso significativamente superior ao esperado, uma vez que o recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria é de aproximadamente 200g por mês. Embora também tenha sido observado crescimento em altura, o que amenizou o impacto no IMC, o ganho de peso se destacou como uma preocupação. Durante a observação, constatou-se que a alimentação fornecida às crianças carecia de qualidade nutricional, sendo predominantemente rica em carboidratos, o que contribui para o desenvolvimento da obesidade infantil e pode acarretar diversas complicações à saúde. Considerações finais: sabendo que o ganho de peso está diretamente ligado a uma predisposição à obesidade precoce, desse modo, serão implementadas atividades extensionistas no ambiente escolar com o intuito de promover uma alimentação mais balanceada, rica em frutas, verduras e proteínas. Além disso, atividades lúdicas serão desenvolvidas com as crianças para estimular a aceitação de alimentos mais saudáveis. Os pais também serão orientados por meio de receitas e orientações que possam ser aplicadas no contexto familiar. Dessa forma, espera-se favorecer o desenvolvimento neuropsicomotor e intelectual das crianças, garantindo uma infância mais saudável.

Palavras-chave: Antropometria; Crianças; Obesidade.

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Publicado

28-11-2024

Como Citar

Tavares, A. C., Gomes, B. M., Silva, E. M. da, Barroso, J. de B., Ribeiro, M. de S., Pires, P. de A., & Souza, T. G. de. (2024). RELATO DE CASO: AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE CRIANÇAS EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Anais Da Mostra Científica Do Programa De Interação Comunitária Do Curso De Medicina, 7. Recuperado de https://periodicos.univag.com.br/index.php/picmed/article/view/2808