DO ENSINO À PRÁTICA: A INTEGRAÇÃO ACADÊMICA NA SIMULAÇÃO DE ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA

Autores

  • Álef Perini Durigan
  • Caio Matias Brito Marques
  • Dylan Durigan Baia
  • Gabriel Freitas Ponciano de Carvalho
  • Maria Júlia Sanches Calhao
  • Matheus Oliveira Bini
  • Taísa Guimarães de Souza

Resumo

Introdução: O projeto extensionista integrador (PEI), é o meio pelo qual ocorre a aproximação em ensino e comunidade dos estudantes de medicina, no qual durante o segundo semestre do ano de 2024 se propôs a trabalhar com a saúde do trabalhador, por meio da colaboração com a empresa Nordeste/Quality emergências, a qual permitiu a vivência na simulação realística, que ocorreu por meio da parceria do shopping estação Cuiabá com a empresa Nordeste/Quality emergências, que visou simular de maneira realística um evento com múltiplas vítimas no shopping estação Cuiabá. Dessa forma, este trabalho busca descrever um relato de experiência acerca da participação dos acadêmicos de medicina em uma simulação realística de múltiplas vítimas ocorrido em um shopping na cidade de Cuiabá-MT. Descrição: Trata-se de um relato de experiência no qual discorre acerca da participação acadêmica em uma simulação realística, realizada no dia 27 de setembro de 2024. A atividade foi realizada em parceria do Shopping Estação Cuiabá em conjunto com a Quality Emergências Médicas, Hospital Santa Rosa, SAMU, 10º batalhão da Polícia Militar de MT, Corpo de Bombeiros Militar de MT, Rotam-MT, BOPE-MT e CIOPAER-MT. Essa atividade foi iniciada às 06:00, na sede da Quality/Emergências Médicas, onde foram divididas as 4 equipes, formadas por dois enfermeiros, um condutor e dois alunos de medicina. A simulação deu-se início às 07:20 com o acionamento das equipes, as quais se dirigiram ao Shopping Estação Cuiabá, onde estavam concentradas as “vítimas”. Ao chegar no local, a equipe foi responsável conduzir as “vítimas”, as quais já haviam recebido atendimento inicial do trauma e estavam imobilizadas em prancha, para o Hospital Santa Rosa por meio de ambulância. No hospital, as equipes eram responsáveis pela passagem de caso ao médico e deslocar a vítima ao respectivo leito. Esse processo se repetiu 2 vezes em cada equipe. Ao final do evento, todas as instituições participantes se reuniram na praça de alimentação do shopping, onde ocorreu um coffee break e os agradecimentos finais dos representantes de cada instituição. Considerações Finais: A experiência proporcionada pelo Projeto Extensionista Integrador (PEI) em parceria com a Quality Emergências Médicas e o Shopping Estação Cuiabá demonstrou ser uma importante oportunidade de aprendizado para os estudantes de medicina. A simulação realística de um evento com múltiplas vítimas permitiu que os acadêmicos vivenciassem a dinâmica do atendimento pré-hospitalar e a integração entre diferentes profissionais de saúde e segurança, essenciais em situações de emergência. Além de fortalecer habilidades técnicas e de trabalho em equipe, o evento ressaltou a importância da colaboração interinstitucional na promoção da saúde do trabalhador e no aprimoramento da capacidade de resposta a crises. Os resultados obtidos, tanto no atendimento das "vítimas" quanto na organização do evento, evidenciam a relevância de iniciativas que aproximam a academia da realidade prática, preparando os futuros médicos para os desafios que enfrentarão em suas carreiras. Em suma, o PEI não apenas enriqueceu a formação dos alunos, mas também contribuiu para o fortalecimento da saúde pública na comunidade, reforçando a missão da educação médica de formar profissionais capacitados, conscientes e comprometidos com o bem-estar social.

Palavras-chave: Emergência; Exercício de simulação; Aprendizagem.

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Publicado

28-11-2024

Como Citar

Durigan, Álef P., Marques, C. M. B., Baia, D. D., Carvalho, G. F. P. de, Calhao, M. J. S., Bini, M. O., & Souza, T. G. de. (2024). DO ENSINO À PRÁTICA: A INTEGRAÇÃO ACADÊMICA NA SIMULAÇÃO DE ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA. Anais Da Mostra Científica Do Programa De Interação Comunitária Do Curso De Medicina, 7. Recuperado de https://periodicos.univag.com.br/index.php/picmed/article/view/2811