INTEGRAÇÃO DE SABERES: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NA ATENÇÃO BÁSICA
Resumo
Introdução: Atividades extensionistas permitem a construção de projetos com o propósito de integrar, de forma social e dialógica, a tríade ensino, pesquisa e extensão, potencializada pela criação de parcerias externas. Dessa maneira, conforme estabelecido na disciplina do Programa Extensionista Integrador (PEI), do curso de Medicina do Univag, e integrando conteúdos teóricos e práticos, foi realizado um diagnóstico situacional. Após ouvir a comunidade e a equipe, identificou-se que uma das dificuldades era o desconhecimento sobre as ações da Atenção Básica. Este relato tem como objetivo apresentar os resultados dessa atividade extensionista, cujo intuito foi melhorar o conhecimento da população e da equipe sobre a importância da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS). Descrição: O projeto foi realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim União, localizada em Várzea Grande. A atividade foi desenvolvida em dois momentos: o primeiro consistiu em uma educação continuada com a equipe da unidade, e o segundo em uma peça teatral abordando o papel de cada nível de atenção e o preconceito contra o Sistema Único de Saúde. Foram utilizados dois mecanismos: um quiz didático, realizado com todos os profissionais de saúde da UBS no dia 14 de junho de 2024, e uma encenação teatral. A educação continuada foi baseada na atualização da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), por meio de um quiz feito no aplicativo Kahoot, com premiações para os primeiros três colocados, além de uma apresentação utilizando recursos multimídia. O objetivo do projeto foi atualizar as equipes da unidade sobre a PNAB, promovendo a continuidade do conhecimento e reafirmando a importância da atenção primária. O quiz revelou algumas lacunas nos conhecimentos dos profissionais sobre suas próprias atividades, destacando a necessidade de constante revisão e aprimoramento das informações. Em paralelo à educação continuada, foi realizada uma peça teatral para a comunidade no Centro Comunitário Chico Mendes, no dia 21 de junho de 2024, intitulada “Atenção Básica em Evidência”. A encenação abordou o papel da atenção básica, a territorialização e os níveis de atenção. Ela foi composta por três cenas: a primeira retratou a Atenção Básica (primeiro nível de atenção) e os preconceitos associados a esse sistema; a segunda mostrou o segundo nível de atenção, utilizando como exemplo uma visita domiciliar para informar sobre a UPA; e a terceira cena destacou o terceiro nível de atenção, focando nos hospitais. O teatro teve como objetivo apresentar a Rede de Atenção à Saúde, diferenciando seus componentes para facilitar o acesso da população aos serviços. Além disso, ajudou a esclarecer dúvidas sobre o SUS e a reduzir preconceitos, permitindo uma maior compreensão dos locais de atendimento adequados e quando devem ser utilizados, um dos desafios identificados pela comunidade. A peça reforçou a importância da participação comunitária para o fortalecimento da Atenção Básica, promovendo a prevenção de doenças e a promoção da saúde, sempre visando o bem-estar dos indivíduos. Considerações Finais: Os objetivos propostos para a extensão foram alcançados, uma vez que a atualização sobre a PNAB e o teatro “Atenção Básica em Evidência” orientaram a equipe quanto às suas responsabilidades, esclareceram as diferenças entre os níveis de atenção à saúde e enfatizaram a participação da comunidade. Isso promoveu maior conhecimento sobre a Atenção Básica, facilitando o acesso à saúde, o cuidado integral, a longitudinalidade e a participação dos cidadãos na saúde pública, contribuindo para a prevenção de doenças e o bem-estar da comunidade, além de apoiar o trabalho da equipe da Unidade de Saúde da Família.
Palavras-chave: Extensão; Atenção primária; Aprendizagem.